EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

UBlink fecha parceria para buscar 'lugar ao sol' entre marketplaces imobiliários

PUBLICIDADE

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Há mais de 550 mil condomínios residenciais no Brasil  Foto: Nilton Fukuda/Estadão

O site de classificados de imóveis UBlink, mais novo competidor do segmento que tem pesos-pesados como Zap, OLX, QuintoAndar e Loft, está dando musculatura ao seu plano de crescimento. A empresa acaba de fechar parceria com a gestora de recursos Cartesia, especializada em crédito imobiliário. O objetivo é oferecer financiamento a quem comprar uma residência por meio do site, e a expectativa é movimentar R$ 140 milhões em operações do tipo até o fim de 2022.

PUBLICIDADE

Por trás dessa parceria está a estratégia de reposicionamento das empresas de classificados, que já entenderam que não basta oferecer apenas um menu de imóveis para locação e venda. Essas companhias estão se transformando em marketplaces imobiliários, ou seja, plataformas que reúnem serviços agregados à jornada de comercialização de um imóvel, como financiamento, seguros, administração do bem, arquitetura e decoração, entre outros.

Empresa já tem parceria com Itaú e Santander para oferta de crédito

A UBlink nasceu em abril após uma gestação dentro desse modelo de marketplace e vem fechando parcerias desde então. Além da Cartesia, também conta com Itaú e Santander para oferta de crédito. Em breve deve anunciar parceria com uma fabricante de eletrodomésticos. Futuramente, um cliente que gostar de um item em exposição na planta decorada poderá comprá-lo no ato, em poucos cliques.

O sócio da UBLink, Rogério Santos (fundador da imobiliária Abyara), diz que o foco é melhorar "experiência do consumidor" e "aliviar as dores" da jornada da compra de imóvel. Embora a fala possa soar clichê, Santos ressalta que a digitalização do mercado imobiliário está apenas no começo e ainda há muitos serviços inovadores a serem explorados.

Publicidade

A startup criou, por exemplo, um aplicativo que permite ao consumidor apontar o celular para a fachada de uma casa e visualizar na tela as informações da planta e as condições da venda - algo inédito e bastante promissor, especialmente entre as novas gerações que não largam o celular.

Plano é ter 8 mil imóveis em base de dados até o fim do ano

Para isso fluir, será preciso massificar a base. A UBlink tem 1,8 mil imóveis em sua base de dados, restrita a oito bairros da cidade de São Paulo. Até o fim do ano, pretende chegar a 8 mil e agregar novas regiões. Esse crescimento será feito de forma gradual, medindo os desembolsos de caixa e a geração de receita, segundo Santos. A startup tem cerca de 50 funcionários e não quer atravessar um período de investimentos muito elevados e seguidos por demissões em massa como as vistas recentemente no QuintoAndar e na Loft.

Embora seja uma startup, a UBlink é tocada por veteranos. Os outros dois sócios são Arnaldo Curiati (também fundador da Abyara) e Vânia Gomes (ex-vice-presidente da IBM para América Latina).

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 30/06/22, às 17h40

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.