PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Única mulher na alta cúpula, Cláudia Politanski vai deixar Itaú Unibanco

Foto do author Aline Bronzati
Por Aline Bronzati (Broadcast)
Atualização:
Crédito: Felipe Gombossy Foto: Estadão

 

Única representante feminina no comitê executivo do Itaú Unibanco, a vice-presidente Claudia Politanski está de saída do maior banco da América Latina. Ela deixa a instituição no fim do ano por motivos pessoais. Quer se dedicar mais à família e reduzir o ritmo. Sua saída foi noticiada na sexta-feira, em comunicado interno do banco. Politanski já planejava largar o bastão, mas esticou a jornada em meio à pandemia. Ela iniciou sua carreira em 1991, como estagiária do departamento jurídico no então Unibanco. Passada a fusão com o Itaú, começou a fazer parte do comitê executivo do conglomerado, em 2013.

PUBLICIDADE

Sucessão. Sua saída ocorrerá em meio à troca de comando no maior banco da América Latina. Se seguir o rito do último movimento, o nome do escolhido para suceder o atual presidente do Itaú pode ser definido em novembro. Candido Bracher completa 62 anos em dezembro, idade limite para o cargo. As apostas quanto ao seu sucessor ainda estão divididas.

Cotados. Na lista, aparecem os nomes dos diretores de varejo, Márcio Schettini, e de atacado, Caio Ibrahim David. Também estão nos holofotes os vice-presidentes Milton Maluhy Filho, de relações com investidores, e André Sapoznik, de tecnologia.

Mudanças. Atualmente, o comitê executivo do Itaú tem seis integrantes. O futuro presidente do banco pode mexer nisso. Não fosse a troca de comando, um dos nomes cotados para substituir Politanski seria o da diretora executiva do Itaú, Leila Melo. O banco prega a inclusão e, portanto, a escolha seria natural.

Além do discurso. Com uma agenda pautada pela pluralidade, o último grande feito da gestão de Politanski foi liderar a iniciativa 'Todos pela Saúde', do Itaú, para atenuar os efeitos da pandemia de covid-19 no Brasil. O movimento destinou R$ 1 bilhão à causa, elevando a régua das doações da iniciativa privada para combater a doença no País.

Publicidade

Com a palavra. Procurado, o Itaú confirma a saída de Politanski. "Claudia é um exemplo de profissional, não apenas por sua enorme competência técnica, mas também pela maturidade e ousadia de escolher com independência e sabedoria seus caminhos", diz o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, em nota de agradecimento à executiva, enviada à Coluna do Broadcast.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

Contato: aline.bronzati@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.