Matheus Piovesana
26 de janeiro de 2022 | 05h30
Vendas virtuais representaram 53% do faturamento médio de pequenos negócios Foto: Tiago Queiroz / Estadão
As vendas virtuais representam 11% do varejo nacional, mas já têm importância até maior para pequenas empresas: 96% dos pequenos negócios do País que têm presença online afirmam que só sobreviveram à pandemia da covid-19 por causa das vendas virtuais, que responderam por 53% do faturamento médio dos últimos três meses. Os dados são de uma pesquisa feita pela Visa em dezembro de 2021, e incluem vendas através de redes sociais.
De acordo com o levantamento, 92% dos pequenos empresários brasileiros planejam aceitar alguma forma de pagamento digital neste ano. E isso não significa apenas cartão e Pix: os pagamentos por aproximação (52%) e até criptomoedas (32%) estão entre as escolhas. Além disso, 58% das pequenas empresas brasileiras ouvidas já operam ou pretendem operar totalmente sem dinheiro em espécie nos próximos dois anos.
Realizado pela Wakefield, o levantamento ouviu 2.250 pequenos empresários que empregam até 100 pessoas no Brasil e em outros oito países, como Estados Unidos e Alemanha.
Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 25/01/22, às 18h19.
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.
Contato: colunabroadcast@estadao.com
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.