EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Vendas de material de construção têm nova alta em fevereiro

PUBLICIDADE

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Inflação e juros altos afetaram a procura de material para obras e reformas  Foto: Daniel Teixeira / Estadão

O mercado de materiais de construção continua aquecido. As vendas da indústria em fevereiro cresceram 8,6%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Tiveram porém baixa de 1,4% na comparação com janeiro. Nos primeiros dois meses deste ano, a venda de insumos para construção já cresceu 10,1%. Os dados são deflacionados e foram antecipados à Coluna pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

PUBLICIDADE

Pela frente. A entidade estima crescimento de 4% nas vendas de 2021. Se confirmado, representará uma melhora expressiva em comparação com 2020, quando elas subiram perto de 0,5%. A pesquisa mais recente mostrou que, no acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro, as vendas da indústria cresceram 1,4%.

Causa. Apesar da crise econômica, o consumo de materiais é crescente por parte das incorporadoras, que estão dando início às obras da muitos empreendimentos lançados nos meses anteriores. A demanda por materiais no varejo, para obras domésticas, também está aquecida desde o começo da pandemia. As pessoas têm feito reformas e melhorias no lar, já que têm passado mais tempo reclusas.

Consequências. Esse aquecimento, em parte inesperado devido à crise econômica, tem contribuído para acelerar a inflação no setor. O Índice Nacional da Construção Civil (INCC) acumula alta de 13,22% nos últimos 12 meses.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 11/03/2021, às 16:16:04. 

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão. Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/ Contato: colunabroadcast@estadao.com Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.