As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Exterior tem movimento ameno antes de feriado prolongado nos EUA

28 de maio de 2010 | 09h54

Os movimentos tendem a ser menos bruscos nos mercados internacionais nesta sexta-feira, após a montanha-russa dos últimos dias. Antes de um final de semana prolongado no exterior, com feriados nos Estados Unidos e Reino Unido na segunda-feira, os investidores devem observar mais do que agir.
 
É claro que o ambiente de volatilidade deixa todo mundo arisco e, portanto, propenso a reagir de maneira mais intensa às informações. Mas as principais praças apontam para um clima ameno: as bolsas europeias conseguem ganhos leves, o petróleo avança e o euro se sustenta acima de US$ 1,24.
 
Ontem, a defesa do euro feita pela China causou alívio geral, provocando forte rali. A grande pergunta é sobre a sustentabilidade do movimento de alta. Não existe conclusão a ser feita hoje e ainda será preciso aguardar para um diagnóstico mais preciso.
 
Para medir o nível de risco dos mercados, o Deutsche Bank está acompanhando principalmente o comportamento dos títulos dos países periféricos da Europa, que estão no olho do furacão da crise do euro. Esse é o ponto que precisaria se estabilizar primeiro.
 
“Deve ser decepcionante para o mercado e as autoridades ver os spreads dos CDS de cinco anos dos países periféricos em níveis idênticos de onde estavam na época do pacote de US$ 1 trilhão, há três semanas”, avalia Jim Reid, estrategista do banco.
 
Na esfera política, os investidores querem ver coordenação na zona do euro, algo apontado como necessário para resolver os sérios problemas de dívida pública do bloco. O analista Paul Donovan, do UBS, brinca hoje que existe evidência de cooperação no grupo, já que um sindicato da Grécia está tentando coordenar greves com entidades de outros países.
 
Antes de partir para o feriado, os Estados Unidos divulgam alguns dados econômicos, como os dados sobre a renda e gastos pessoais em abril e o índice de inflação PCE de abril (às 9h30, de Brasília), o índice dos gerentes de compras de Chicago de maio (às 10h45) e o resultado final do índice de confiança do consumidor medido pela Universidade de Michigan (às 10h55).
 
Mas, depois de todo o estresse recente, não custa mencionar dois lançamentos importantes para a agenda desta sexta-feira: o iPad chega à Europa e a continuação do filme Sex and the City tem estreia mundial.

Tudo o que sabemos sobre:

EUA; europa; china; feriado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.