Inflação do carnaval: festa deste ano está 7,42% mais cara
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Inflação do carnaval: festa deste ano está 7,42% mais cara

Camisinha e lubrificantes sofreram reajuste médio de preços de 8,99%; consumidores que vão viajar devem ser os mais penalizados

Gustavo Santos Ferreira

13 Fevereiro 2015 | 12h18

Os foliões deste ano, em média, encontrarão produtos 7,42% mais caros neste carnaval em relação ao do ano passado – mostra levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essa variação, acumulada entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015, fica pouco abaixo da inflação de 7,66% medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV) no período.

de-olho-nos-precos

Explorando componentes da “inflação do carnaval”, vemos que quem optou por viajar neste carnaval tende a ser o consumidor mais prejudicado: a estadia em hotéis subiu 11,98% nos últimos 12 meses. 

>>> Quanto custa no carnaval de São Paulo?

Além disso, ficaram bem mais caros o café da manhã (14,9%); doces e salgados (12,2%); cafezinho (12,06%); comer e beber fora de casa (11,62%); sanduíches (11,43%); e sorvetes consumidos além do conforto do lar (10,98%).

carnaval-de-olho-nos-precos

Por outro lado, foi registrada queda importante no preço das passagens aéreas no período, de 4,15%.

As bebidas, à exemplo dos alimentos, também exigirão maiores esforços dos bolsos. O preço está 10,89% mais alto para cervejas e chopps e, para os abstêmios, sucos de fruta. Outras bebidas alcoólicas estão 10,89% mais caras.

E, AGORA, POR GENTILIZA, MÚSICA DE SUSPENSE PARA OS ADEPTOS DO AMOR LIVRE (PAM!): A CAMISINHA E OS LUBRIFICANTES ESTÃO 8,99% MAIS CAROS!

camisinha

Mas, por favor, amigas e amigos, não sigam o conselho da Igreja: usem a bendita camisinha – entregues de graça em postos de saúde de todo o Brasil.

Abaixo, você confere a relação completa dos itens pesquisados pela FGV e o quanto cada um ficou mais caro de 2014 para cá.


Doeu no bolso, foi? Conte a sua história:

gustavo.ferreira@estadao.com