PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O sobe e desce da inflação e outros 500

Tomate, o vilão da inflação. De novo

IPCA-15 mostrou que o preço do tomate já subiu 50% este ano; relembre o rebuliço no País causado pelo fruto em 2013

Por Economia & Negócios
Atualização:

Por Natália Cacioli

PUBLICIDADE

O bom e velho tomate voltou a assombrar os consumidores nas feiras e supermercados do País. O fruto que foi o vilão da inflação em 2013 e protagonista de memes memoráveis nas redes sociais (relembre abaixo), também assustou no segundo semestre do ano passado e agora volta a ser assunto da macarronada de domingo. Mas por que o preço do tomate varia tanto?

Vamos aos números:

O IPCA-15 de maio divulgado nesta sexta-feira, 22, mostrou que o preço do tomate subiu 19,79% no mês e já acumula alta de 50,99% no ano. O IPCA de abril já havia mostrado aumento de 17,90% no mês e de 48,65% no ano. Essas variações impulsionaram a alta do grupo de alimentos, responsável pela maior influência de alta do IPCA-15 deste mês.

Voltemos para 2013:

Publicidade

O preço do tomate causou tanto rebuliço no País que o Financial Times chegou a escrever que o tomate ameaçava a reeleição de Dilma; uma cantina italiana de São Paulo tirou o tomate do cardápio como protesto ao aumento dos preços; Dilma se pronunciou, disse que estavam tentando transformar os alimentos no tomate, e que estava tudo sob controle; Dilma Bolada criou um novo programa social, o "Meu Tomate Minha Vida"; Ana Maria Braga ostentou, e apresentou seu programa com um colar feito de tomates.

Tudo isso aconteceu no primeiro semestre do ano, quando o preço do tomate acumulou em apenas quatro meses alta de 72,79%. Os produtores atribuíram o aumento à falta de chuvas ou ao excesso delas. E se a produção cai e a demanda continua igual, os preços sobem. É o que diz a velha lei da oferta e demanda.

A partir de maio de 2013, o preço do tomate começou a desacelerar e acabou fechando o ano com alta de 14,74% - ainda bem acima do índice geral, que ficou em 5,91%.

Em 2014, a atenção se voltou novamente para o tomate no segundo semestre, quando em outubro o preço subiu 12,37% na variação mensal. A alta foi pontual, e o preço do tomate caiu 3,07% no ano. Ou seja, como diriam alguns economistas, o preço subiu de elevador em 2013 e desceu de escadas em 2014.

Agora em 2015, efeitos sazonais voltam a pressionar o preço do tomate na mesma época de 2013. Podemos esperar uma desaceleração durante o ano, mas o tomate será mais um peso nos bolsos dos brasileiros, além da conta de luz, do almoço fora de casa, do pãozinho...

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.