As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Na hora de viajar, dólar comercial ou dólar turismo?

Paulo Silvestre

19 de agosto de 2010 | 17h24

Uma das dúvidas mais freqüentes entre os leitores do blog é sobre os tipos de dólar, cotações e taxas para quem está de malas prontas. A leitora Angela escreveu no meu último post sobre esse assunto: ela pergunta como funciona, quem regula e qual a cotação para pagamento de cartão de crédito de compras feitas no exterior ou transferência bancária internacional. Ela ainda acrescenta: “Quem decide a taxa é o Banco Central ou é uma espécie de mercado livre do próprio banco, em função das próprias operações ? Meu interesse é saber se há bancos que cobram menos taxas, mas usam um cambio pior”

Veja mais dúvidas sobre dólar
Com que dólar você vai?

Para quem vai viajar, as casas de câmbio e bancos vendem sempre o dólar turismo, mais caro que o comercial. Para ter uma ideia, enquanto o comercial está em torno de R$ 1,78 o turismo vale R$ 1,85.  Conversei também com operadores e o que eles me disseram, no caso do cartão de crédito, é que o tipo de câmbio e a cotação vai variar de banco para banco. Em geral, também é o dólar turismo, mas algumas bandeiras podem optar pelo comercial.

Além disso, no caso de cartão, a cotação também varia em decorrência da data de fechamento da fatura. O vencimento do cartão é dia 20, por exemplo, e a operadora encerra com o dólar do dia 8 ou 9 ou 10. Pode ser utilizada ainda a Ptax, que é a taxa média do dólar calculada pelo BC.  Somente no caso do cartão pré-pago, aí, sim, é possível saber de antemão qual a taxa. No mais, vale a pena perguntar para o banco ou para a operadora de cartão qual dólar eles utilizam (comercial ou turismo) e qual a taxa (a do dia do fechamento ou a Ptax). Para a transferência bancária, vale a mesma regra: pesquisar, já que pode ter diferenças de câmbio e taxas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.