PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A economia de um jeito para você entender

Na hora de viajar, dólar comercial ou dólar turismo?

Uma das dúvidas mais freqüentes entre os leitores do blog é sobre os tipos de dólar, cotações e taxas para quem está de malas prontas. A leitora Angela escreveu no meu último post sobre esse assunto: ela pergunta como funciona, quem regula e qual a cotação para pagamento de cartão de crédito de compras feitas no exterior ou transferência bancária internacional. Ela ainda acrescenta: "Quem decide a taxa é o Banco Central ou é uma espécie de mercado livre do próprio banco, em função das próprias operações ? Meu interesse é saber se há bancos que cobram menos taxas, mas usam um cambio pior"

Foto do author Paulo Silvestre
Por Paulo Silvestre
Atualização:

Para quem vai viajar, as casas de câmbio e bancos vendem sempre o dólar turismo, mais caro que o comercial. Para ter uma ideia, enquanto o comercial está em torno de R$ 1,78 o turismo vale R$ 1,85.  Conversei também com operadores e o que eles me disseram, no caso do cartão de crédito, é que o tipo de câmbio e a cotação vai variar de banco para banco. Em geral, também é o dólar turismo, mas algumas bandeiras podem optar pelo comercial.

Além disso, no caso de cartão, a cotação também varia em decorrência da data de fechamento da fatura. O vencimento do cartão é dia 20, por exemplo, e a operadora encerra com o dólar do dia 8 ou 9 ou 10. Pode ser utilizada ainda a Ptax, que é a taxa média do dólar calculada pelo BC.Somente no caso do cartão pré-pago, aí, sim, é possível saber de antemão qual a taxa. No mais, vale a pena perguntar para o banco ou para a operadora de cartão qual dólar eles utilizam (comercial ou turismo) e qual a taxa (a do dia do fechamento ou a Ptax). Para a transferência bancária, vale a mesma regra: pesquisar, já que pode ter diferenças de câmbio e taxas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.