PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A economia de um jeito para você entender

Petróleo WTI e Brent: qual a diferença?

Com a intensificação dos conflitos nos países do Oriente Médio, temos visto com frequência no noticiário a escalada dos preços do petróleo. Geralmente, essas notícias trazem informações sobre o preço do petróleo tipo WTI e também do tipo Brent. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Por Nívea Terumi
Atualização:

Conversei com o economista da consultoria LCA, Homero Guizzo, para saber por que existem esses dois tipos de cotação da commodity. Basicamente, o WTI (West Texas Intermediate) é o petróleo comercializado na Bolsa de Nova York, e se refere ao produto extraído principalmente na região do Golfo do México.

PUBLICIDADE

Já o Brent é comercializado na Bolsa Londres, tendo como referência tanto o petróleo extraído no Mar do Norte como no Oriente Médio. Por esse motivo, o Brent é referência de valor para a commodity no mercado europeu e o WTI, no mercado americano.

Mas as diferenças vão além da geografia. Como explica Guizzo, há diferenças também no grau de leveza desses petróleos. O WTI é mais leve e, portanto, mais fácil de ser refinado, o que geralmente confere um preço mais alto em relação ao Brent.

Atualmente, o Brent está mais caro que o WTI, mas é preciso lembrar que outros fatores influenciam as cotações, principalmente a situação geopolítica dos principais países produtores, como está ocorrendo agora nos países árabes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.