Publicidade
Foto do(a) blog

Investimento pessoal, mercado financeiro e macroeconomia.

Senadores: 24 perguntas para a Dilma

Hoje (29 de agosto) a Presidenta Dilma irá ao Senado se defender no processo de impedimento que está sofrendo. Se eu fosse senador faria algumas perguntas. Quais seriam essas?

Por Alexandre Cabral
Atualização:

Antes das perguntas quero agradecer as sugestões recebidas pelos meus leitores no Facebook: Roberto de Carvalho Rodrigues (esse foi o que mais contribuiu nesse texto), Vinícius Bozsa, Fabiana Lima, Mauro Rodrigues Júnior, Billy Alima e Fred Silva. Meu muito obrigado! Esse texto também é de vocês.

PUBLICIDADE

As questões não seguem uma ordem de prioridade e sim do que fui pensando e escrevendo.

Pedaladas:

  1. O auditor Antônio Carlos Carvalho, no seu depoimento, no dia 09 de junho falou: "O Banco Central registra a dívida quando ocorre o financiamento. E quando ocorreu o financiamento? Quando, no primeiro dia posterior ao período de equalização, a União não transferiu o valor que a portaria editada pelo Ministério da Fazenda determinava que ele se tornasse devido. E que, se era devido e ele não transferiu, ocorreu o financiamento"

Isso para senhora é ou não financiamento? Logo, por definição uma pedalada.

Publicidade

  1. O auditor Antônio Carlos Carvalho no seu depoimento no dia 26 falou que os bancos privados receberam em dia os seus pagamentos. Logo questiono: senhora Dilma, se os bancos privados receberam em dia e os públicos não, posso considerar isso uma pedala? Já que onde a senhora possuía controle (bancos estatais) atrasava o pagamento, onde não possuía (bancos privados) honrava. Isso não seria poder de governança que tem sobre uns e não possui sobre outros? Por favor, me defina financiamento.

  1. Quando a Senhora foi informada da falta de recursos para o pagamento das equalizações do Plano Safra ao Banco do Brasil e a necessidade de atrasar o pagamento do Governo para o banco? Qual foi a sua orientação para a sua equipe?

  1. Sendo os Decretos, sem a prévia aprovação do Congresso, considerados ilegais e que a senhora os assinou, quem deveria ser responsabilizado por este ato?

 

Política:

  1. Em uma gravação o Ministro Aloízio Mercadante falou: "Não, não, mas o presidente vai ficar no exercício... também precisa conversar com o Lewandowsky. Eu posso falar com ele pra ver se a gente encontra uma saída. Mas eu vou falar com o ministro no Supremo também."

Publicidade

A senhora acha que o seu governo era baseado em tráfico de influência?

Mesmo com uma gravação dessa, por que ainda manteve o Mercadante como ministro? Ele não deveria ter sido afastado para termos uma investigação mais livre?

 

  1. Você acha que o seu próprio partido a abandonou?

"Sem Lula, PT critica Dilma e diz que ela precisa apresentar compromisso sobre rumo do governo". Estado de São Paulo, 17 de maio de 2016.

 

  1. Quando a senhora nomeou o ex-presidente Lula para Ministro da Casa Civil, foi pelo seu poder de articulação ou por ter medo da sua prisão? Mesmos sabendo que a população era contra a nomeação por que a senhora insistiu? A senhora não é o espelho da vontade do povo?

Publicidade

 

  1. A senhora sabia da fama do PMDB, por que mesmo assim concordou em se aliar ao partido? Era puro interesse na eleição e não para pensar na população. A senhora acha que seu partido vendeu a alma para o PMDB para continuar no poder? Onde fica a ideologia de partido nesse momento?

 

  1. Quem escolheu Temer como Vice da sua Chapa por duas vezes? A senhora considera ele traidor?

 

Economia

  1. Vamos imaginar uma história: o presidente de uma empresa chamada Brasil, contrata 30 diretores para ajudar a comandar essa empresa, com o tempo percebe que vários estão errando de forma profissional - por incompetência administrativa ou por algum escândalo de desvio de verba. Mesmo assim teima em manter os diretores. Esse presidente merece a confiança dos sócios? Ele não deveria ser demitido? Só porque o mandato dele foi escolhido para durar 4 anos, temos que manter um presidente que possui uma equipe que só comete erros e ainda possui vários boatos de negócios ilícitos?

A senhora manteria esse presidente no cargo?

Publicidade

 

  1. Durante a sua campanha eleitoral a senhora não reconheceu que a economia ia mal demais, foi avisada por vários economistas, sabia que ia precisar tomar várias decisões não populares assim que fosse reeleita. Como tomou, com destaque para aumento de combustíveis e energia.

Se a senhora sabia que a economia ia muito mal, por que preferiu ganhar a reeleição do que a pensar no povo brasileiro e tomar as medidas amargas durante o ano de 2014 e não deixar tudo para após as eleições? Qualquer médico sabe que se tratar o paciente antes da doença se alastrar, a cura, apesar de dolorosa é mais rápida. Por que preferiu deixar o paciente muito doente para depois tentar curar?

 

  1. Em menos de 24 horas de ter assumido o segundo mandato a senhora já chamou atenção publicamente do Ministro do Planejamento Nelson Barbosa, a senhora acha que comandar é chamar atenção pela imprensa?

"Dilma impõe a Barbosa recuo sobre regra do salário mínimo". Estado de São Paulo, 03 de janeiro de 2015.

 

  1. Quando a senhora saiu do governo tínhamos o rating pior do que a Bolívia. Nada contra a Bolívia, mas...

Publicidade

A senhora acha que as principais agências de rating do mundo nos classificam assim devido a decisões erradas tomadas na área econômica pelo seu governo? A senhora teria coragem de pedir desculpa por tantos erros?

 

  1. Eu escrevi um texto em março que dizia que 6.776 pessoas perdem o emprego por dia no Brasil (286 pessoas por hora), durante esse seu depoimento 2.000 pessoas devem perder o emprego.

Como fica a sua consciência sabendo disso?

 

  1. O FMI divulga dados de 189 economias e durante o seu período de governo o nosso crescimento deve ser de posição 172.

A senhora acusa tanto a oposição ser responsável pela crise, mesmo com esse dado, a senhora ainda continua afirmando isso?

Publicidade

 

  1. Os 36 principais países do mundo (responsável por 90% do PIB mundial) devem crescer em média 2,57% esse ano, e nós devemos cair mais de 3%.

A senhora ainda acha que o culpado foi a oposição com as pautas bombas?

 

  1. A dívida do governo federal aumentou em média 0,64% ao mês no governo Lula. E no da senhora 1,54% ao mês.

Como explicar essa disparada da dívida no seu governo? Foi para pagar as pedaladas?

 

  1. A dívida do governo federal aumentou no último mês (março) do seu governo, o que a AMBEV vende em 2 anos.

Publicidade

Como a senhora explica que em 30 dias a nossa dívida aumente mais do que 720 dias de venda de umas das maiores cervejarias do mundo?

 

  1. No seu primeiro mandato a receita teve um aumento de 2,80% e a despesa disparou 16,46%.

Se a senhora afirmava que o país não passava por nenhuma crise, como conseguiu essa façanha da despesa disparar muito mais do que a receita?

 

  1. Se a senhora não gostava do Levy por que colocou como ministro? Para agradar o mercado financeiro e contrariar o seu eleitor? A senhora, para se manter no poder, abandonou o seu eleitor?

 

  1. A senhora para conseguir bater a meta de inflação baixou o preço da energia na canetada em 2013. Um dia essa conta ia chegar, e chegou justamente após a sua reeleição. A senhora acha que manipulou os números para ser reeleita?

Publicidade

 

  1. Por que as propostas indicadas pelo ministro Levy não tinham o seu apoio? O seu partido tinha uma resistência muito grande em apoiar as medias propostas pelo Levy.

 

  1. Com um dos maiores índices de desemprego dos últimos anos e com a inflação disparando.

A senhora dorme tranquila sabendo que é uma das principais causadoras desse problema?

 

Para terminar:

  1. A senhora se acha arrogante? Foi ela que te derrubou?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.