PUBLICIDADE

Bolsa de Tóquio fecha no nível mais baixo desde 18 de abril

Lucas Hirata, da Agência Estado

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

TÓQUIO - As ações na Bolsa de Tóquio registraram a quarta grande queda nas últimas oito sessões nesta segunda-feira, com o enfraquecimento do dólar. Os investidores de domésticos varejo estiveram entre os maiores vendedores da sessão, pressionando o índice Nikkei para o nível mais baixo em seis semanas.

PUBLICIDADE

O índice Nikkei caiu 3,7%, para 13.261,82 pontos. Desde que a onda de vendas começou no dia 23 de maio, o índice perdeu mais de 17%, uma forte inversão em relação aos ganhos de mais de 80% que o mercado tem visto desde que o primeiro-ministro Shinzo Abe começou sua campanha para reanimar a economia do país.

O nível de fechamento do Nikkei foi o mais baixo desde 18 de abril.

"Investidores de varejo fecharam posições como resultado da recente queda acentuada no mercado e o ambiente geral de incerteza em investimentos", disse o estrategista Hideyuki Ishiguro, da Okasan Securities.

Por volta das 3h26 (de Brasília), o dólar cai a 100,42 ienes, ante 100,48 ienes no final da tarde de sexta-feira.

Publicidade

As perdas acentuadas em Tóquio da sessão desta segunda-feira também vieram em meio a divulgação de uma pesquisa do ministério de Finanças, segundo o qual os gastos com investimento de capital por parte de empresas japonesas caíram 3,9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, os resultados negativos em Wall Street na sexta-feira também podem ter pesado sobre o sentimento dos investidores japoneses.

Ásia

Os mercados de ações da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira, com a divulgação de indicadores sobre o setor industrial da China. Na sexta-feira, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial do setor industrial chinês subiu para 50,8 em maio, em comparação com uma leitura de 50,6 em abril. Um resultado acima de 50 indica expansão da atividade no setor.

Por outro lado, no domingo à noite, o HSBC anunciou a leitura final de seu próprio PMI, que mostrou uma contração na atividade industrial. O índice caiu para 49,2 em maio, ante 50,4 em abril.

Publicidade

As ações em Hong Kong começaram o dia em alta, inicialmente ajudadas pelos dados divulgados na sexta-feira, que apontavam para uma recuperação na indústria chinesa. No entanto, os ganhos logo foram reduzidos e, eventualmente, apagados depois da divulgação do PMI do HSBC. O índice Hang Seng fechou em queda de 0,5%, aos 22.282,19 pontos.

PUBLICIDADE

O índice Xangai Composto perdeu 0,1%, aos 2.299,25 pontos, e o índice Shenzhen Composto caiu 0,8%, para 1.027,59 pontos.

Pressionado pelos dados da China, o índice S&P/ASX 200, da Austrália, fechou em queda de 0,8%, aos 4.888,30 pontos, o menor nível em dois meses. Entre os piores desempenhos da sessão em Sydney, a Coclear, maior fabricante mundial de implantes auditivos, caiu 18% depois que a empresa disse que o lucro líquido do segundo semestre deverá ser pior do que o dos seis meses anteriores.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, terminou em baixa de 0,6%, aos 1.989,57 pontos, fechando abaixo da marca de 2.000 pontos pela primeira vez em quatro sessões. O enfraquecimento dos mercados na região, incluindo uma queda acentuada no índice Nikkei do Japão pesaram sobre o pregão na Coreia do Sul.

Fonte: Dow Jones Newswire. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.