PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsa de NY fecha em leve baixa, após alta forte na última sexta-feira

Renato Martins

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

NOVA YORK - O mercado norte-americano de ações fechou em leve baixa, depois de uma alta forte na sexta-feira. O índice Dow Jones registrou sua nona segunda-feira consecutiva de baixas, o que não acontecia desde o começo da década de 1970. Os volumes foram reduzidos, o que é típico do período de férias de verão nos EUA, mas exacerbado nesta semana de reuniões do Federal Reserve, do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE) e da divulgação dos dados do nível de emprego (payroll).

PUBLICIDADE

"Já vimos esse comportamento várias vezes. O mercado está focalizando primariamente a expectativa de estímulo dos bancos centrais à economia. O mercado fica excitado e então, por algum motivo, reverte a direção e percebe que as coisas não estão tão positivas como nós pensávamos", comentou Adrian Day, presidente da Adrian Day Asset Management.

"Há uma certa hesitação antes da reunião do BCE. Os mercados estão operando em antecipação. Mas, se a promessa feita na semana pelo sr. Draghi não for muito substantiva, poderemos ver os mercados recuando um pouco", disse Randy Frederick, diretor de operações com ações e derivativos da Charles Schwab.

O destaque negativo da sessão foi JPMorgan Chase, com queda de 2,03%, depois de rebaixamento de recomendação e de previsão de lucros pelos analistas do Deutsche Bank. "O setor bancário, em geral, é difícil para investir. Por causa do ambiente de juros, do cenário regulatório incerto e das dúvidas sobre a economia, acho muito difícil fazer projeções sobre os lucros de um banco de um ano para o outro. E, se voce não tem como fazer boas projeções de lucros, não acho que este seja um setor que mereça muito interesse da nossa parte", comentou Peter Tuz, gerente de carteira da Chase Investment Counsel.

As ações da Facebook caíram 2,34% e fecharam no nível mais baixo desde a oferta pública inicial. As do Shaw Group, do setor de engenharia e construção, subiram 55,45%, em reação ao anúncio de que a empresa aceitou ser adquirida pela Chicago bridge & Iron por cerca de US$ 3 bilhões.

Publicidade

O índice Dow Jones fechou em baixa de 2,65 pontos (0,02%), em 13.073,01 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 12,25 pontos (0,41%), em 2.945,84 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 0,67 ponto (0,05%), em 1.385,30 pontos. O NYSE Composite fechou em baixa de 1,13 pontos (0,01%), em 7.911,04 pontos. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.