PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes à espera de decisão do FED

Lucas Hirata, da Agência Estado

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

TÓQUIO - Os mercados de ações asiáticos fecharam em direções divergentes nesta terça-feira, uma vez que os investidores estão aguardando mais sinais sobre o futuro da política monetária dos EUA.

PUBLICIDADE

O foco permanece sobre o que acontecerá quando o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve Bank encerrar a sua reunião na quarta-feira. As operações em ações e câmbio têm sido voláteis nas últimas semanas, com o Sudeste Asiático particularmente atingido, uma vez que os mercados estão esperando para ver se a Fed vai começar a reduzir o seu programa de compra de títulos, em meio a crescentes sinais de recuperação da economia dos EUA.

O nervosismo sobre a reunião do Fed levou a uma queda nas ações na Austrália, mas as perdas foram limitadas pela busca por barganhas. O índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 0,2%, aos 4.814,4 pontos.

Por outro lado, na segunda-feira, as bolsas de Nova fecharam em alta, impulsionadas por dados positivos sobre a economia dos EUA. O índice Empire State de atividade na área de Nova York saltou para 7,84 em junho, indicando expansão, de -1,43 no mês anterior. A previsão dos economistas consultados pela Dow Jones era de que o indicador avançasse para zero. Já o índice de confiança das construtoras dos EUA ultrapassou neste mês a leitura de 50 pela primeira vez desde abril de 2006, o que significa que as condições de vendas agora são consideradas "boas". A leitura de confiança, que havia sido de 44 pontos em maio, saltou para 52 em junho.

Influenciada pelas ações em Wall Street, as bolsas de Taipé, Manila e Seul fecharam em terreno positivo. O índice Taiwan Weighted teve alta de 0,2%, aos 8.011,02 pontos, com compras em pesos pesados de tecnologia. E o índice PSEi subiu 2,8% para encerrar o pregão com 6.518,77 pontos.

Publicidade

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou estável, aos 21.225,88 pontos, e o índice Xangai Composto subiu apenas 3,07 pontos, ou 0,14%, para 2.159,29 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 0,2% e fechou com 979,43 pontos.

O índice Nikkei perdeu 0,2% e encerrou a sessão em 13,007.28 pontos, após os sólidos ganhos de segunda-feira, quando avançou 2,7%.

Fonte: Dow Jones Newswires. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.