Publicidade

Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes com caça por barganhas

Lucas Hirata, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

TÓQUIO - Os mercados de ações da Ásia fecharam em direções divergentes nesta segunda-feira, com caça por barganhas e queda no volume de negociações em alguns pregões antes da reunião de política monetária do Federal Reserve Bank, dos EUA.

PUBLICIDADE

O principal evento programado para esta semana é a declaração do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) sobre a política monetária do banco central dos EUA. As ações em vários mercados regionais superaram um início agitado da sessão e foram consolidando ganhos ao longo do dia em meio a um certo otimismo em relação ao resultado da decisão do Federal Reserve, especialmente sobre o ritmo de suas compras mensais de títulos.

"O resultado mais provável é que o Fed reafirmará que o desemprego continua elevado, vários indicadores cruciais continuam a divergir e a economia dos EUA ainda não está firme. Tudo isso deve levar o Fed a manter a linha do programa de estímulo de US$ 85 bilhões, com uma redução a ser reavaliada em três a quatro meses", disse o estrategista Evan Lucas, da IG Markets.

Em Hong Kong, o mercado foi elevado por uma recuperação em incorporadoras imobiliárias, que recentemente haviam sido atingidas por temores sobre um aumento nas taxas de juros dos EUA. A Henderson Land Development subiu 3,6% e a Land Sino ganhou 3,9%, levando o índice Hang Seng para uma alta de 1,2%, aos 21.225,90 pontos.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, cedeu 0,3%, aos 1.883,10 pontos, conseguindo fechar acima do nível de sustentação de curto prazo de 1.870 pontos, mas ainda abaixo da marca de 1.900 pontos, um nível que os analistas dizem que é essencial para restaurar a confiança dos investidores. O volume de operações permaneceu relativamente fraco, à medida em que os investidores esperam os comentários do Fed sobre seu programa de relaxamento monetário. A Samsung Electronics continuou seu declínio e terminou em queda de 0,2%, após uma frágil tentativa de recuperação no início da sessão.

Publicidade

Japão

As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em alta nesta segunda-feira em meio a um baixo volume de operações, uma vez que os investidores de varejo buscaram pechinchas. Por outro lado, grandes agentes do mercado permaneceram cautelosos antes da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto dos EUA (FOMC, na sigla em inglês) ainda esta semana.

O índice Nikkei subiu 346,60 pontos, ou 2,7%, para 13.033,12 pontos, após um ganho de 1,9% na sexta-feira. O índice fechou em sua alta intraday.

Fonte: Dow Jones Newswires. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.