PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsas asiáticas fecham em queda com preocupações sobre escassez de liquidez na China

Lucas Hirata, da Agência Estado

Por Yolanda Fordelone
Atualização:

TÓQUIO - Os mercados de ações da Ásia fecharam em baixa nesta sexta-feira, em meio a preocupações sobre a escassez de liquidez na China e o possível cronograma de redução de estímulos monetários do Federal Reserve, dos EUA.

PUBLICIDADE

As ações da China fecharam no menor nível em seis meses, com preocupações sobre a falta de liquidez no mercado interbancário e a desaceleração da economia do país. O índice Xangai Composto, perdeu 0,5% e fechou aos 2.073,10 pontos, a menor pontuação de fechamento desde 13 de dezembro, quando o nível havia ficado em 2.061,48 pontos. O índice caiu 4,1% nesta semana, a maior perda semanal em quatro meses.

O índice Xangai Composto chegou a cair 1,97% durante a sessão, mas reduziu parte das perdas quando as taxas no mercado monetário começaram a recuar de máximas históricas, em meio a rumores de que o banco central chinês mandou que os grandes bancos liberassem recursos no sistema.

O índice Shenzhen Composto encerrou a sessão em baixa de 0,31%, aos 939,17 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 0,6%, para 20.263,31 pontos.

O índice Nikkei fechou em alta de 215,55 pontos, ou 1,7%, aos 13.230,13 pontos, registrando a maior faixa de variação - quase 628 pontos - desde a queda de 6,4% em 13 de junho. Na semana, o índice subiu 4,3%, o primeiro ganho semanal em cinco semanas.

Publicidade

No final da sessão na Ásia, a taxa de acordos de recompra de sete dias, uma referência para os custos de empréstimos interbancários, estava em 9,43% em uma base de média ponderada, abaixo dos 11,62% no fechamento de quinta-feira. A taxa, no entanto, permanece em níveis elevados em relação à taxa constante de cerca de 3,3% antes junho.

O recuo nas taxas do mercado interbancário da China ajudou a Bolsa de Sydney a reduzir quedas nesta sexta-feira ao amenizar preocupações sobre a escassez de liquidez na segunda maior economia do mundo. Além disso, um dólar australiano mais baixo compensou os efeitos negativos da queda nos preços das commodities. O índice S&P/ASX 200 fechou com queda de 0,4%, aos 4.738,80 pontos, depois de cair para 4.683,30 no início do pregão.

Fonte: Dow Jones Newswires. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.