bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta após ganhos em Wall Street

Estadão

20 de maio de 2013 | 07h26

Lucas Hirata, da Agência Estado

TÓQUIO – Os mercados de ações na Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, após fortes avanços em Wall Street, onde o índice Dow Jones atingiu uma máxima recorde na sexta-feira. Além disso, as ações na China foram impulsionadas pelo setor imobiliário.

As ações norte-americanas subiram no último dia da semana passada depois que o índice de sentimento do consumidor apresentou resultados melhores do que o esperando, aumentando os sinais de que a economia dos EUA pode estar se recuperando.

Influenciado por Wall Street, o índice S&P/ASX 200, da Austrália, subiu 0,5%, para 5.209,00 pontos.

Já na China, as incorporadoras imobiliárias puxaram o mercado local para cima depois que dados do governo mostraram que os preços do setor de habitação continuaram a subir em abril. O índice Xangai Composto subiu 0,8%, para 2.299,99 pontos, o índice Shenzhen Composto avançou 1,4%, para 1.016,92 pontos.

A Bolsa de Hong Kong também foi impulsionada pelos ganhos de empresas chinesas. A China Resources Land saltou 3,7% e a China Overseas Land & Investment subiu 2,8%, levando o índice Hang Seng a uma alta de 1,8%, aos 23.493,03.

Um grande motor em Hong Kong foi a China Mengniu Dairy, que disparou 10,4% com a notícia de que a Danone deve firmar um acordo com o produtor de leite chinês. O acordo dará à empresa francesa uma participação indireta de 4% na China Mengniu Dairy, no valor de cerca de US$ 230 milhões.

As ações na Bolsa de Taipé terminaram em terreno positivo, ajudadas por compras moderadas de fundos apoiados pelo governo. O índice Taiwan Weighted subiu 0,1% para 8.377,05 pontos, com grande parte dos pesos pesados em alta. A TSMC subiu 0,4%, a HTC ganhou 2,5%, mas a Hon Hai fechou em queda de 0,6%.

Já as ações nas Filipinas terminaram em leve queda, com os investidores aproveitando os ganhos iniciais para realizar lucros na ausência de novos catalisadores no mercado. O índice PSEi recuou 0,1%, para fechar em 7.275,38 pontos, depois de ter subido até 7.308,22 pontos no início da sessão.

Na Bolsa de Seul, o índice Kospi reverteu uma ascensão inicial e terminou em queda de 0,2%, aos 1.982,43 pontos, após quatro sessões consecutivas de alta. Segundo especialistas, o aumento na tensão na península coreana pode ter prejudicado o sentimento dos investidores, depois que a Coreia do Norte disparou uma série de mísseis de curto alcance nas águas perto de sua costa no fim de semana. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:

açõesÁsiabolsa

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: