PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta após ganhos em Wall Street

Lucas Hirata, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

TÓQUIO - Os mercados de ações na Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, após fortes avanços em Wall Street, onde o índice Dow Jones atingiu uma máxima recorde na sexta-feira. Além disso, as ações na China foram impulsionadas pelo setor imobiliário.

PUBLICIDADE

As ações norte-americanas subiram no último dia da semana passada depois que o índice de sentimento do consumidor apresentou resultados melhores do que o esperando, aumentando os sinais de que a economia dos EUA pode estar se recuperando.

Influenciado por Wall Street, o índice S&P/ASX 200, da Austrália, subiu 0,5%, para 5.209,00 pontos.

Já na China, as incorporadoras imobiliárias puxaram o mercado local para cima depois que dados do governo mostraram que os preços do setor de habitação continuaram a subir em abril. O índice Xangai Composto subiu 0,8%, para 2.299,99 pontos, o índice Shenzhen Composto avançou 1,4%, para 1.016,92 pontos.

A Bolsa de Hong Kong também foi impulsionada pelos ganhos de empresas chinesas. A China Resources Land saltou 3,7% e a China Overseas Land & Investment subiu 2,8%, levando o índice Hang Seng a uma alta de 1,8%, aos 23.493,03.

Publicidade

Um grande motor em Hong Kong foi a China Mengniu Dairy, que disparou 10,4% com a notícia de que a Danone deve firmar um acordo com o produtor de leite chinês. O acordo dará à empresa francesa uma participação indireta de 4% na China Mengniu Dairy, no valor de cerca de US$ 230 milhões.

As ações na Bolsa de Taipé terminaram em terreno positivo, ajudadas por compras moderadas de fundos apoiados pelo governo. O índice Taiwan Weighted subiu 0,1% para 8.377,05 pontos, com grande parte dos pesos pesados em alta. A TSMC subiu 0,4%, a HTC ganhou 2,5%, mas a Hon Hai fechou em queda de 0,6%.

Já as ações nas Filipinas terminaram em leve queda, com os investidores aproveitando os ganhos iniciais para realizar lucros na ausência de novos catalisadores no mercado. O índice PSEi recuou 0,1%, para fechar em 7.275,38 pontos, depois de ter subido até 7.308,22 pontos no início da sessão.

Na Bolsa de Seul, o índice Kospi reverteu uma ascensão inicial e terminou em queda de 0,2%, aos 1.982,43 pontos, após quatro sessões consecutivas de alta. Segundo especialistas, o aumento na tensão na península coreana pode ter prejudicado o sentimento dos investidores, depois que a Coreia do Norte disparou uma série de mísseis de curto alcance nas águas perto de sua costa no fim de semana. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.