Publicidade

Bolsas asiáticas têm ligeira recuperação

Antonio Rogério Cazzali, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A maioria dos mercados da Ásia fechou no campo positivo nesta quinta-feira, em recuperação na semana após os fracos números registrados desde segunda-feira. As preocupações sobre a desaceleração da economia da China voltaram a nortear os investidores.

PUBLICIDADE

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,4% e terminou aos 10.127,08 pontos, após baixa de 0,6% na sessão de quarta-feira. O volume de negociações teve ligeira queda para 1,98 bilhão de ações.

Após quatro pregões seguidos nos quais perdeu 2,3%, a Bolsa de Hong Kong fechou em alta. Os ganhos, contudo, foram limitados pelos dados mais fracos da atividade industrial na China, o que agravou as preocupações sobre uma desaceleração da economia. O índice Hang Seng ganhou 44,93 pontos, ou 0,22%, e encerrou aos 20.901,56 pontos.

Já as Bolsas da China fecharam novamente estáveis. O efeito negativo dos fracos números manufatureiros foi compensado pelo impacto positivo da alta nas expectativas de redução da política de aperto até o final do ano. O índice Xangai Composto caiu apenas 0,1% e terminou aos 2.375,77 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu somente 0,2% e encerrou aos 971,93 pontos. Os temores sobre a desaceleração da economia chinesa afetaram os papéis de petrolíferas, também afetadas pela baixa nos preços do petróleo. Sinopec deslizou 0,9%, mas PetroChina ganhou 0,5%.

O yuan subiu ante o dólar, depois de o banco central conduzir a divisa chinesa em inesperada valorização por meio da taxa de referência diária em uma tentativa de conter as recentes pressões de vendas da moeda em meio a renovadas preocupações sobre as perspectivas econômicas do país e saídas de capital. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,2997 yuans, de 6,3229 yuans ontem. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,3004 yuans, de 6,3092 yuans na véspera.

Publicidade

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta, diante de uma melhor perspectiva do mercado global e da confiança dos investidores nos fundamentos das empresas taiwanesas. O índice Taiwan Weighted avançou 0,98% e encerrou aos 8.059,94 pontos. Entre as tecnológicas, TSMC subiu 0,4% e Hon Hai saltou 2,4%. No setor financeiro, Mega Financial ganhou 1,2% e Chinatrust valorizou 2,1%.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou o dia praticamente estável, apesar das preocupações com a economia da China. O índice Kospi recuou apenas 0,05% e terminou aos 2.026,12 pontos. As ações das fabricantes de aços e de produtos químicos foram as que mais perderam. Hyundai Steel e Posco caíram, respectivamente, 0,6% e 1,3%. Os papéis da LG Chem recuaram 2,5%.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em alta, sustentada pelos ganhos em empresas dos setores financeiro e de mineração. O índice S&P/ASX avançou 0,46% e terminou aos 4.273,70 pontos. Macquarie Group, QBE Insurance e outros grandes bancos subiram entre 0,8% e 3%. Entre as mineradoras Newcrest subiu 2%; BHP Billiton e Fortescue Metals anotaram a mesma alta de 0,3%. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.