Bolsas da Ásia fecham em alta

Estadão

31 Outubro 2012 | 08h24

Ricardo Criez

TÓQUIO – A maioria das bolsas asiáticas encerrou no campo positivo nesta quarta-feira, repetindo o desempenho do dia anterior. A Bolsa de Hong Kong apresentou boa recuperação. O Hang Seng subiu 1,00% e encerrou aos 21.641,82 pontos.

Na China, as bolsas seguiram em recuperação, ajudadas pelo fato de algumas companhias terem apresentado um balanço trimestral melhor do que o esperado. O Xangai Composto subiu 0,3% e terminou aos 2.068,88 pontos. O Shenzhen Composto ganhou 0,5%, aos 844,80 pontos. Destaque para as empresas de carvão: China Shenhua Energy adicionou 0,9%. Entre as montadoras, Chongqing Changan Automobile escalou 1,7% e SAIC Motor disparou 2,4%.

A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta quarta-feira. A melhora nos dados da habitação nos EUA e algumas recompras de ações, na sequência das fortes vendas depois da decisão do Banco do Japão (BoJ) na terça-feira, empurraram os papéis de alguns pesos pesados como Fanuc e Honda Motor.

O Nikkei subiu 86,31 pontos, ou 1%, e terminou aos 8.928,29 pontos, após queda de também 1% na sessão de Terça-feira.

Os participantes do mercado reexaminaram as novas medidas de flexibilização tomadas pelo BoJ para apoiar a vacilante economia japonesa. “A flexibilização monetária por dois meses seguidos é positiva, mas os resultados (na terça-feira) foram relativamente neutros para as expectativas anteriores de mercado”, disse Shigeo Sugawara, diretor de investimentos sênior da Sompo Japan Nipponkoa Asset Management. As informações são da Dow Jones.