Bolsas da Ásia fecham sem sinal definido; Xangai sobe 0,5%

Estadão

21 de agosto de 2012 | 08h21

Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

TÓQUIO – Os mercados asiáticos não apresentaram uma tendência definida nesta terça-feira. Não houve negociações na Indonésia, Malásia e Filipinas por ser feriado.

Pelo segundo pregão seguido, a Bolsa de Hong Kong fechou estável. O Hang Seng caiu apenas 4,18 pontos, ou 0,02%, para 20.100,09 pontos.

Já as Bolsas da China fecharam em alta. O bom resultado foi estimulado pela presença de investidores em busca de ofertas de ocasião no setor manufatureiro e nas companhias de álcool, na esteira das perdas recentes e com as crescentes expectativas de que o país, em breve, irá introduzir um novo sistema de negociação de margem e de vendas a descoberto. O Xangai Composto ganhou 0,5% e terminou aos 2.118,27 pontos. O Shenzhen Composto subiu 1,4%, aos 891,31 pontos. Entre os produtores eletrônicos, ZTE adicionou 1,4%, enquanto Shenzhen Kaifa Technology faturou 1,9%.

A Bolsa de Tóquio fechou em ligeira queda. O mercado permaneceu resistente, apesar de alguma realização de lucros, por causa das persistentes expectativas de uma recuperação econômica dos EUA e de concessões da Alemanha em relação aos problemas da dívida soberana da Europa. Isso sustentou as apostas em ações largamente capitalizadas, como Toyota Motor e Mitsubishi UFJ Financial Group.

O Nikkei caiu 14,24 pontos, ou 0,2%, e terminou aos 9.156,92 pontos, após alta de 0,1% na sessão de segunda-feira. O volume de negociações foi fraco e recuou para 1,23 bilhão de ações.

“Embora as negociações hoje tenham sido sem brilho, os investidores estão propensos a voltar”, disse Hideyuki Ishiguro, supervisor de estratégia de investimento da Okasan Securities. “As ações largamente capitalizadas, como as dos setores automobilístico e bancário, estão recebendo propostas.” As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:

açõesÁsiabolsaChinahong kongtóquio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.