Publicidade

Bolsas de NY fecham em alta com Apple e Bernanke

Renan Carreira, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um salto das ações da Apple e comentários do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, levaram os índices norte-americanos a fechar em alta e impulsionaram o Nasdaq para o seu maior ganho este ano.

PUBLICIDADE

O Dow Jones subiu 89,16 pontos (0,69%), fechando a 13.090,72 pontos. O S&P registrou avanço de 18,72 pontos (1,36%), fechando a 1.390,69 pontos. O Nasdaq teve alta de 68,03 pontos (2,30%), fechando a 3.029,63.

Os papéis da Apple subiram 8,87%, fechando a US$ 610,00, após a companhia reportar ganhos no segundo trimestre fiscal e receita bem acima das expectativas. Isso ajudou a acabar com os temores de uma potencial desaceleração nas vendas de iPhones e a elevar as ações de tecnologias no mundo.

Os ganhos levaram a Apple ao seu maior salto em um dia desde novembro de 2008. A companhia viu sua capitalização de mercado saltar em quase US$ 50 bilhões, o equivalente a todo o valor de mercado da Hewlett-Packard em apenas uma sessão.

O lucro da Apple também ajudou os papéis da Broadcom, fornecedora para o iPhone, a avançar 6,1%. Isso fez o setor de tecnologia ter o melhor desempenho no S&P, em um dia no qual todos os dez setores que compõem o índice encerraram a sessão em território positivo. A Apple respondeu por 27,2% do S&P, de longe a maior contribuição de uma única ação, disse Howard Silverblatt, um alto analista do índice da S&P. Cerca de 16% dos ganhos do índice até agora neste ano são graças a Apple, afirmou ele.

Publicidade

Além disso, contribuiu para o bom sentimento do mercado a fala de Bernanke. Ele afirmou hoje que o banco central está preparado para adotar medidas adicionais de estímulo à economia para assegurar que a recuperação continue. "Nós continuamos totalmente preparados para adotar ações adicionais de equilíbrio, caso elas sejam necessárias para que atinjamos nossos objetivos", declarou Bernanke em sua entrevista coletiva trimestral.

A autoridade monetária norte-americana salientou esforços anteriores do Fed para relaxar a política monetária, inclusive as taxas de juro excepcionalmente baixas e os programas de compra de bônus. "Esses mecanismos continuam em discussão e não hesitaremos em recorrer a eles se a economia precisar desse suporte adicional", declarou Bernanke.

A Boeing liderou os ganhos no Dow Jones, com um alta de 5,3%, após reportar que seu lucro subiu 58% no primeiro trimestre, ante o mesmo período do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.