PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsas de NY fecham em direções divergentes com G-20 e receio com Espanha

Álvaro Campos, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

NOVA YORK - As bolsas de Nova York fecharam em direções divergentes nesta segunda-feira, com o índice Dow Jones em leve queda e o Nasdaq e o S&P 500 no território positivo. De um lado os mercados foram pressionados pelos temores com a crise da dívida na zona do euro, em especial na Espanha; e do outro a expectativa de uma ação de estímulo anunciada pelo G-20 ofereceu certo suporte.

PUBLICIDADE

O Dow Jones perdeu 25,35 pontos (0,20%), fechando em 12.741,82 pontos. O Nasdaq ganhou 22,53 pontos (0,78%), fechando em 2.895,33 pontos. E o S&P teve alta de 1,94 ponto (0,14%), fechando a 1.344,78 pontos.

Nem a vitória dos conservadores na eleição da Grécia ontem foi suficiente para acabar com os receios dos investidores com a crise da dívida na zona do euro. Primeiro porque os próximos dias e semanas devem ser de intensas negociações para modificações nos termos do segundo pacote internacional de resgate destinado aos gregos, de 130 bilhões de euros. E, em segundo lugar, porque agora o foco se voltou novamente para a Espanha.

Hoje, o yield do bônus de 10 anos do país atingiu o pico de 7,229%, o maior nível desde a implementação do euro, em 1999. O spread entre os yields dos títulos da Espanha e da Alemanha também atingiu um novo recorde na era do euro, a 5,70 pontos porcentuais. E o custo para assegurar a dívida de 5 anos da Espanha também atingiu um nível nunca antes visto, com o spread do contrato de swap de default de crédito (CDS, na sigla em inglês) a 627 pontos-base.

Nos EUA, a Associação Nacional das Construtoras de Casas (NAHB, na sigla em inglês) informou hoje que o índice de confiança das construtoras subiu para 29 em junho, o nível mais alto desde maio de 2007. Além disso, os mercados receberam relativo suporte de comentários feitos por autoridades durante a reunião do G-20, em Los Cabos (no México).

Publicidade

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que agora é a hora do G-20 estabilizar o sistema financeiro e que o grupo vai anunciar "um passo importante" para melhorar as projeções para a economia global. O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, também afirmou que a UE não vai hesitar em usar ferramentas de combate à crise. Além disso, o Fed começa amanhã sua reunião de dois dias, ao fim da qual pode ser anunciada alguma medida para impulsionar a tímida recuperação da economia norte-americana.

"As bolsas dos EUA se seguraram muito bem hoje, e eu acredito que isso se deve às expectativas de que algo sairá das reuniões do G-20 e do Fed", afirma David Joy, estrategista-chefe de mercado da Ameriprise Financial.

No front corporativo, as ações do site de compras Ebay fecharam em alta de 4,48%, após a companhia ter sua recomendação elevada para "comprar" pela consultoria Keefe, Bruyette & Woods. Já os papéis da Infinity Pharmaceuticals despencaram 7,35%, depois de revelar a interrupção dos testes com um remédio para câncer de osso e cartilagem, após resultados clínicos decepcionantes.

O setor bancário também teve um desempenho ruim (Bank of America -1,77%, Citigroup -2,68%, Goldman Sachs -2,12%, JPMorgan -1,17% e Morgan Stanley -3,36%). Mas o volume de negociação foi baixo na sessão de hoje, após a forte atividade na semana passada, com o vencimento das opções e futuros trimestrais. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.