Bolsas de Tóquio e Seul operam em alta

Estadão

26 de março de 2012 | 22h24

TÓQUIO – A Bolsa de Tóquio opera em alta forte e o índice Nikkei estabeleceu uma nova máxima para 2012 em 10.193,04 pontos. Segundo o analista Yukata Miura, da Mizuho Securities, as ações do setor de tecnologia estão liderando a alta, depois de o índice Nasdaq fechar no nível mais alto em mais de dez anos em Nova York.

Miura disse que o Nikkei poderá passar de 10.200 pontos caso o dólar suba acima de ? 83 ou o euro ultrapasse os ? 110. Ele acrescentou que alguns investidores podem estar comprando ações para aproveitar-se dos pagamentos de dividendos previstos para esta quarta-feira.

Há pouco, as ações da Renesas Electronics subiam 3,0%, depois de a empresa anunciar que venderá uma fábrica de microcontroladores; as da Mitsubishi Electric, que anunciou dividendos, subiam 2,0%; as da Asahi Kasei avançavam 2,6%, em reação a seu informe de resultados.

Às 21h48 (de Brasília), o Nikkei subia 163 pontos (1,63%), para 10.181 pontos.

No mercado de ações da Coreia do Sul a trajetória também é de alta, depois de o presidente do Federal Reserve norte-americano, Ben Bernanke, dar declarações interpretadas como sinal de que haverá uma nova rodada de medidas de estímulo à economia dos EUA. “As ações do setor químico e as das refinarias estão se recuperando de quedas recentes, que haviam resultado de preocupações quanto á desaceleração da economia na China”, disse o analista Oh On-su, da Hyundai Securities.

Há pouco, as ações da Korea Gas subiam 6,0%, depois do anúncio de uma grande descoberta de gás natural na costa de Moçambique, em uma área de exploração da qual a empresa participa; às da Hynix Semiconductor avançavam 1,0% e as da LG Chem ganhavam 1,7%.

Às 21h53 (de Brasília), o índice Kospi subia 13 pontos (0,66%), para 2.032 pontos.

As informações são da Dow Jones. (Renato Martins)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.