PUBLICIDADE

Bolsas fecham divergentes com balanços e confiança na zona do euro

Renan Carreira, da Agência Estado

Foto do author Bianca Lima
Por Bianca Lima
Atualização:

LONDRES - As bolsas europeias fecharam em sinais divergentes nesta quinta-feira, com ganhos para os setores de petróleo e de automóveis, após os resultados bem recebidos da Royal Dutch Shell e da Volkswagen ajudarem a conter a queda maior que a esperada na confiança na economia da zona do euro. O índice Stoxx Europe 600 terminou a sessão com queda de 0,01%, aos 256,93 pontos.

PUBLICIDADE

Volkswagen subiu 7,8% após a montadora superar as expectativas dos analistas no lucro do primeiro trimestre e confirmar suas previsões para o ano. Por outro lado, liderando as perdas, as ações da Alcatel-Lucent despencaram 17%. A companhia reportou uma queda de 12% na receita no primeiro trimestre e disse que a previsão para a Europa e para a América do Norte permanece incerta.

Os bancos também registraram perdas. Em Paris, Crédit Agricole caiu 3,2%, Société Générale recuou 3,5% e BNP Paribas teve baixa de 0,9%.

Na outra direção, Vivendi subiu 4% na sequência de uma reportagem da Bloomberg alegando que a companhia poderia se separar em duas unidades, o que foi negado pela empresa. O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, teve queda de 0,13%, para 3.229,32 pontos.

Os mercados aprofundaram as perdas após dados mostrarem uma pequena mudança nos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, mas operaram em sinais divergentes após as vendas pendentes de moradias subirem para o maior nível em 23 meses em março.

Publicidade

Mais cedo, os mercados europeus foram pressionados por causa de dados da Comissão Europeia, que disse que o sentimento na economia da zona do euro caiu para o menor nível desde dezembro. O indicador do sentimento global sobre a economia entre os 17 países que adotaram o euro como moeda caiu fortemente para 92,8 em abril, de 94,5 em março.

Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX subiu 0,53%, fechando a 6.739,90 pontos. Deutsche Bank caiu 2,8% depois de resultados desapontadores no primeiro trimestre e as ações dos bancos serem afetadas na sequência do recuo do lucro do Banco Santander. Commerzbank teve baixa de 1,7%. Fresenius subiu 2,8%.

Em Londres, o índice FTSE avançou 0,52%, a 5.748,72 pontos. Whitbread teve alta de 6,2% após os resultados anuais da companhia serem bem recebidos. Por outro lado, AstraZeneca recuou 6,1% depois de o CEO da empresa alegar que vai abandonar o cargo em meio a críticas crescentes dos investidores sobre o desempenho da companhia. Royal Dutch Shell subiu 3,5% após reportar um crescimento de 16% no lucro ajustado para o primeiro trimestre.

Em Madri, o índice Ibex 35 caiu 1,29%, a 7.027,10 pontos. Banco Santander recuou 3,4% após reportar uma queda de 24% no lucro do primeiro trimestre.

Na Itália, o FTSE MIB recuou 0,66%, para 14.509,96 pontos. Em Portugal, o índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, registrou baixa de 1,49%, para 5.115,06 pontos. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.