PUBLICIDADE

Publicidade

Bom humor externo ajuda Bovespa a ter alta de 1,20%

Alessandra Taraborelli, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O bom humor externo ditou o ritmo dos negócios nesta terça-feira e ajudou a Bovespa a operar no azul durante toda a sessão, acompanhando a performance do mercado acionário lá fora. Da Europa, as boas notícias foram a grande demanda por bônus da Espanha e o aumento do índice de expectativas na Alemanha. Nos Estados Unidos, o noticiário foi misto. De um lado, o resultado positivo de alguns balanços corporativos animaram os investidores. Também por lá, houve o anúncio de indicadores ruins, mas sem força para impedir o avanço dos ativos. Também contribuiu para a rodada de ganhos generalizados o Fundo Monetário Internacional (FMI), que elevou suas projeções para a economia global.

PUBLICIDADE

O Ibovespa encerrou com ganho de 1,20%, aos 62.698,87 pontos. Na mínima, o índice atingiu 61.959 pontos (+0,01%) e na máxima, 62.961 pontos (+1,63%). Com o resultado de hoje, a Bolsa passou a registrar ganho de 0,96% na semana. No mês, a queda foi reduzida para 2,81%, enquanto no ano o ganho foi ampliado para 10,47%. O giro financeiro ficou em R$ 6,604 bilhões.

Internamente, a Bolsa contou com a ajuda das ações da Vale, que subiram (ON +2,13% e PNA +1,96%). Ontem, a mineradora e a Petrobrás foram as vilãs do índice. Nesta terça-feira, a petrolífera até que tentou, mas no final a ação ON virou e terminou com pequena queda de 0,04%, enquanto a PN subiu apenas 0,33%. "Vale está fazendo o trabalho dela. Já a Petrobrás não anda", disse um experiente profissional.

Segundo o profissional, as dúvidas sobre quando irá ocorrer o reajuste no preço dos combustíveis da Petrobrás e a questão da ingerência política continuam influenciando negativamente nos papéis da companhia. Nesta terça-feira, a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, disse que é fundamental uma política de preços de combustíveis de longo prazo que garanta caixa à companhia. No entanto, afirmou que, "em determinado momento, há que se fazer o ajuste dos combustíveis".

As ações PN da Gol lideraram os ganhos do Ibovespa (+11,02%), seguidas pela Eletrobras ON (+7,60%) e Cyrela ON (+5,71%). Já o lado negativo foi dominado por Vivo PN (-2,83%), PDG ON (-2,66%) e TIM ON (-2,57%). Em Nova York, o índice Dow Jones encerrou com ganho de 1,50%, o S&P 500 avançou 1,55% e o Nasdaq registrou valorização de 1,82%.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.