PUBLICIDADE

Bolsas da Europa fecham em alta antes da reunião da UE; Bovespa sobe e dólar recua

As principais praças financeiras da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, revertendo as perdas de ontem. Londres ganhou 1,93%, Frankfurt teve alta de 3,55% e Paris ganhou 2,83%. Já Madri subiu 2,84%, Milão +2,80% e Lisboa +1,37%.

Foto do author Bianca Lima
Por Bianca Lima
Atualização:

No mercado doméstico, a Bovespa sustenta a alta e agora ganha 1,97%, aos 55.075 pontos. Já o dólar recua 0,95%, cotado a R$ 1,7760. Em Nova York, os sinais positivos se repetem: Dow Jones tem valorização de 1,51%, S&P 500 sobe 1,16% e Nasdaq, termômetro do setor de tecnologia, ganha 0,77%.

PUBLICIDADE

O aumento do poder de fogo do fundo de ajuda EFSF (Linha de Estabilidade Financeira Europeia) que pode ser decidido na reunião de cúpula da União Europeia neste fim de semana está no radar do mercado, deixando os investidores otimistas.

A cúpula ocorre neste domingo (23), em Bruxelas. "Investidores estão animados com a expectativa de aumento da ajuda a até 1,3 bilhões de euros", diz o economista da Gradual, André Perfeito. O plano deve ser apresentado ao mercado até quarta-feira.

Apesar das informações incertas de quanto será essa elevação e das especulações de que a Alemanha e França não entraram em acordo, a percepção é de que nenhum banco irá quebrar ou empresa declarar falência no curto prazo. "Ninguém sabe qual o prejuízo que o setor financeiro deverá assumir, mas a boa notícia é de que isso já está no preço: as ações caíram muito", diz. Ele afirma que mais do que o dinheiro em si, a questão é ter uma situação mais confortável que crie mais confiança na economia.

Segundo o economista, os dados positivos dos Estados Unidos que mostram que a economia está a pleno vapor ajuda na alta, após os últimos pregões de realização.

Publicidade

(Com Yolanda Fordelone, do Economia & Negócios)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.