Publicidade

Investidor ignora dados ruins e bolsas de NY fecham em alta

Renan Carreira, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os investidores ignoraram leituras desapontadoras sobre o mercado de trabalho dos EUA e o sentimento econômico da zona do euro, levando o Dow Jones para acima dos cem pontos pela terceira vez este mês. O índice subiu 113,90 pontos (0,87%), fechando a 13.204,62 pontos, ganhando terreno após dados de moradias melhores do que os esperados pela manhã e avançando mais à tarde para o terceiro aumento consecutivo.

PUBLICIDADE

O S&P registrou avanço de 9,29 pontos (0,67%), fechando a 1.399,98 pontos, após ter chegado acima de 1.400 nas negociações intraday pela primeira vez em quase três semanas. O Nasdaq teve alta de 20,98 pontos (0,69%), fechando a 3.050,61.

Homebuilder PulteGroup subiu 10%, o maior aumento porcentual desde outubro, após reportar prejuízo no primeiro trimestre menor que no mesmo período do ano passado. A fabricante de software Citrix Systems avançou 12% depois de elevar sua previsão de lucro para 2012 e divulgar resultados melhores do que os esperados.

Por outro lado, Exxon Mobil recuou 0,9% e United Parcel Service teve queda de 1,8% após as companhias reportarem lucros abaixo das expectativas dos analistas.

Nos EUA, o número de compradores de casas que assinaram contratos para comprar moradias usadas cresceu em março para o nível mais alto em quase dois anos, indicando que a demanda está gradualmente se recuperando após uma grave crise.

Publicidade

Segundo dados da Associação Nacional dos Corretores de Imóveis, o índice de vendas pendentes de imóveis aumentou 4,1%, para 101,4, em relação a fevereiro. Esse é o maior nível desde abril de 2010, quando os créditos fiscais federais estavam estimulando as vendas.

No entanto, o número de trabalhadores americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego caiu 1 mil, para 388 mil, após ajustes sazonais, na semana até 21 de abril. Os economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam queda de 10 mil solicitações, para 376 mil. O dado foi visto como um sinal de que a recuperação do mercado de trabalho está em ritmo lento.

Além disso, a confiança na economia da zona do euro enfraqueceu em abril e mais acentuadamente do que o esperado, uma vez que as perspectivas de prolongar o crescimento no primeiro semestre do ano esmaeceram. O indicador do sentimento global sobre a economia entre os 17 países que adotaram o euro como moeda caiu fortemente para 92,8 em abril, menor nível em um ano, de 94,5 em março.

Watson Pharmaceuticals subiu 6,8% após a companhia confirmar os planos de comprar a rival suíça Actavis. Por outro lado, Aetna recuou 8,2% depois de a empresa divulgar resultados abaixo das previsões. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.