Publicidade

Moedas de mercados emergentes disparam após ação de BCs

As cotações de moedas de mercados emergentes subiram bastante, após seis grandes bancos centrais anunciarem medidas coordenadas de liquidez para apoiar o sistema financeiro global.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A ação ajudou a valorizar sobretudo o rand da África do Sul, que subiu mais de 2% ante o dólar após o anúncio. O peso mexicano se valorizou quase 2% ante o dólar, enquanto o real e a lira turca subiam cerca de 1% ante a moeda norte-americana. Às 11h31 (de Brasília), o dólar era comercializado a 8,1304 rands, enquanto antes do anúncio a cotação era de 8,3260 rands. A coroa checa era comercializada a 25,332 por US$ 1, ante 25,577 no fim da terça-feira. O florim húngaro era vendido a 307,66 por US$ 1, ante 312 no fim da terça-feira.

PUBLICIDADE

A medida foi muito bem vista e isso pode trazer de volta o apetite pelo risco, disse Michael Lee, gerente de portfólio do Wells Fargo Asset Management. A combinação de ação coordenada dos bancos centrais e as notícias de que a China está cortando o compulsório para os bancos ajudou a melhorar bastante o sentimento em relação aos mercados emergentes.

A coroa da República Checa se valorizou 1% ante o euro, enquanto o florim húngaro se valorizou quase 2%, após atingir as mínimas da sessão no início do dia. As informações são da Dow Jones.

(Gabriel Bueno, da Agência Estado)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.