Na 5ª queda seguida, Bovespa recua 1,62% e perde o nível dos 55 mil pontos

Bianca Pinto Lima

23 de novembro de 2011 | 18h42

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em baixa pelo quinto pregão consecutivo e perdeu mais um nível de pontuação diante da piora do cenário econômico internacional.

O Ibovespa recuou 1,62% e encerrou abaixo do patamar de 55 mil pontos. O índice da bolsa paulista acumula queda de 5,77% em novembro e de 20,68% em 2011.

O estresse nos mercados começou logo cedo com dados fracos no setor industrial chinês. Depois, o leilão de bônus alemães atraiu pouca demanda para a oferta de 6 bilhões de euros em títulos, o que preocupou os investidores e mostrou que nem mesmo a maior economia da zona do euro está a salvo da crise de confiança.

Reportagem dizendo que a Bélgica pode não pagar sua parte no resgate do banco Dexia também elevou a pressão sobre o euro, pois levantou especulações de que a França terá de assumir um papel maior no resgate do banco, o que pode ameaçar o rating de crédito do país.

Além disso, o banco central da Grécia afirmou que o país enfrenta um risco real de sair da zona do euro e alertou para uma “trajetória descontrolada de baixa”.

(Com Agência Estado)

Tudo o que sabemos sobre:

Bovespa; bolsas; mercados; ações

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.