PUBLICIDADE

Publicidade

Reajuste e plano da Petrobrás não convencem, ações caem e derrubam a Bolsa

Alessandra Taraborelli, da Agência Estado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - A Bovespa amargou mais um dia de queda e voltou para os 53 mil pontos, patamar que não visitava desde o início do mês. O forte recuo das ações da Petrobrás e a falta de esperança de que a cúpula de líderes europeus trará alguma novidade para solucionar a crise da dívida na zona do euro pesaram sobre os negócios.

PUBLICIDADE

Com isso, o Ibovespa encerrou em queda de 2,95%, aos 53.805,38 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 4,585 bilhões. Os dados são preliminares.

Por aqui, o investidor se desfez dos papéis da Petrobrás em reação ao aumento dos combustíveis anunciado na sexta-feira. O papel ON da petroleira caiu 8,33% e o PN, -8,95% Segundo alguns profissionais, o valor ficou abaixo do necessário para a petroleira diminuir a distorção de preços internos e externos. A companhia anunciou um reajuste de 7,83% para a gasolina e de 3,94% para o diesel vendidos nas refinarias.

Para ajudar a azedar ainda mais o humor dos investidores, a presidente da estatal, Graça Foster, detalhou o plano de investimento 2012/2016 da companhia e não agradou. Graça afirmou que o novo Plano de Negócios traz metas de produção "absolutamente realistas". Em encontro com investidores, a executiva ressaltou que "não é possível considerar milagres na hora que se tem uma demanda tão forte". Graça Foster lembrou que os departamentos revisitaram o cronograma de todos os projetos nos últimos três meses. "Foi com muito realismo que definimos a curva de produção a partir de 2012", disse.

A Vale também contribuiu para a performance da Bolsa ao cair 1,91% a ON e 1,49% a PNA.

Publicidade

No exterior, os investidores estão desesperançosos com a cúpula do Conselho Europeu, marcada para esta quinta e sexta-feira. Esta é a última de uma série de reuniões que as autoridades da União Europeia estão realizando recentemente para negociar planos detalhados de longo prazo para conter a crise da dívida soberana na região e impulsionar a economia.

Outra má notícia foi a renúncia do novo ministro de Finanças da Grécia, Vasilios Rapanos. Em carta enviada para o primeiro-ministro, Antonis Samaras, ele diz que "o estado da minha saúde não está na condição que me permitiria exercer integra e adequadamente minhas obrigações". Rapanos foi nomeado no fim da semana passada.

Em Nova York, o Dow Jones caiu 1,09%, o S&P 500 perdeu 1,60% e o Nasdaq, -1,95%.

Vale destacar que a BM&FBovespa informou, em nota, que problemas em um dos componentes de divulgação de market data afetaram parcialmente a divulgação das cotações do segmento Bovespa. "A Bolsa está trabalhando para identificar a causa do problema e solucioná-lo o mais rápido possível", dizia o texto. No entanto, até o fechamento dos negócios o problema não havia sido resolvido. As cotações das ações e da principal carteira teórica da Bovespa ficaram sem atualização desde por volta das 13h15 desta segunda-feira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.