Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Sem notícias relevantes, Bovespa cai 0,65% e tem volume fraco

Bianca Pinto Lima

21 de março de 2012 | 17h37

Alessandra Taraborelli, da Agência Estado

Sem notícias relevantes por aqui e lá fora, os investidores aproveitaram para embolsar parte dos lucros recentes, o que levou a Bovespa a encerrar esta quarta-feira com queda de 0,65%, aos 66.860,05 pontos. O giro financeiro, de R$ 5,304 bilhões (preliminar), foi o pior desde 6 de fevereiro.

A “desculpa” usada pelos investidores para justificar a baixa liquidez hoje foi, mais uma vez, o temor com o desaquecimento da economia chinesa, que, na véspera, voltou a preocupar. Somou-se a isso, o relatório da Associação Nacional de Corretores de Imóveis nos EUA que mostrou que as vendas de moradias usadas caíram 0,9% em fevereiro, para uma taxa anual de 4,59 milhões de unidades. O resultado contrariou as expectativas de uma alta de 1,3%.

Na mínima, o Ibovespa atingiu 66.762 (-0,79%) e, na máxima 67.436 pontos (-0,21%). No mês, a Bolsa acumula ainda acumula ganho de 1,59% e, no ano 17,81%.

Segundo o operador de uma importante corretora paulista, hoje o dia foi muito fraco e pode ser sinal de que alguma coisa não muito boa pode estar pela frente. “Esse pregão fraquinho tão cedo, pode ser um sinal de que há alguma coisa ruim pela frente”, disse o profissional, referindo-se ao fato de o giro financeiro ontem e hoje ter sido abaixo da média diária do mês, de R$ 7,190 bilhões. “O mercado está realizando. Talvez, se tivesse dinheiro de fora entrando a Bolsa terminasse no zero a zero”, estimou.

Os papéis da Vale e de siderúrgicas voltaram a fechar no vermelho, ainda sob o impacto das notícias da véspera, de que o consumo de minério de ferro pela China está se achatando e de que a venda de veículos no país também está ameaçada. As ações da Vale registraram recuo de 0,38% a ON e 0,34% a PNA. Já entre as siderúrgicas, Usiminas PNA (-3,96%) liderou a queda do Ibovespa, seguida de CSN ON (-3,69%%). Gerdau PN (-1,33%%), Metalúrgica Gerdau PN (-1,87%) também caíram.

Do lado positivo do índice, figuraram Oi PN (+5,12%), Embraer ON (+4,03%) e Brasil Telecom PN (+3,16%).

Em Nova York, as bolsas fecharam sem direção única. O índice Dow Jones caiu 0,35% e o S&P 500 perdeu 0,19%. Já o Nasdaq registrou leve alta de 0,04%.

O presidente do banco central dos EUA, Ben Bernanke, disse, em uma audiência no Comitê de Supervisão e Reforma do Governo na Câmara dos Representantes, que a Europa precisa fazer mais para resolver sua crise. Ele afirmou ainda que o Fed não tem planos de adotar um papel ativo nos mercados de dívida soberana além das reservas internacionais que tradicionalmente possui.

Tudo o que sabemos sobre:

Bovespa; bolsas; mercados; ações

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: