Publicidade

Sem Nova York, Bovespa sobe, mas tem 2º pior volume do ano

Alessandra Taraborelli e Ana Luísa Westphalen

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - Em mais um dia esvaziado por conta da ausência de negócios em Nova York em virtude da supertempestade Sandy, a Bovespa conseguiu encerrar o pregão hoje no azul, sustentada pela alta da Vale e pela recuperação da Petrobrás, motivada pela volta dos rumores de que o esperado reajuste de combustível pode sair. Ontem, a ação da estatal caiu mais de 3%. O movimento de valorização das blue chips foi amparado por notícias positivas vindas do exterior, entre elas, a contração menor do que a esperada para o PIB da Espanha no terceiro trimestre ante o segundo. Nos EUA, o contínuo avanço dos preços de moradias em agosto foi visto como uma sinalização de recuperação gradual do setor.

PUBLICIDADE

O Ibovespa encerrou o pregão de hoje em alta de 0,89%, aos 57.683,76 pontos. Na mínima, o índice ficou estável, aos 57.178 pontos, e na máxima, renovada no final dos negócios, subiu 1,03%, aos 57.764 pontos. Com o resultado de hoje, a perda acumulada no mês de outubro corresponde a 2,52%. No ano, a Bolsa contabiliza ganho de 1,64%. O giro financeiro somou R$ 3,170 bilhões, o segundo pior volume do ano, atrás de 28 de maio (R$ 3,145 bilhões). Os números são preliminares.

O sócio-diretor da corretora Elite, Otto dos Santos, ponderou que hoje é um dia atípico e não há muito o que dizer sobre a Bovespa, já que as bolsas de Nova York, principal referencial, não operaram ontem e hoje. "A Bolsa depende muito do dinheiro lá de fora e hoje grandes players não estão operando", disse.

Um experiente operador ressaltou ainda que o estrago feito pela supertempestade Sandy faz crescer o temor sobre a recuperação da economia norte-americana. "O país está tentando se recuperar. Aí vem esse furacão para atrapalhar. Isso pode pesar um pouco mais nos negócios", avaliou.

Entre as blue chips, Petrobrás, que ontem registrou forte queda em razão de decepções com o balanço referente ao terceiro trimestre, hoje recuperou parte das perdas. O papel ON subiu 0,90% e o PN 0,84%, em linha com o petróleo no mercado internacional.

Publicidade

As ações da Vale terminaram com ganhos de 0,48% a ON e 0,78% a PNA.

Gafisa ON (+4,57%), TIM ON (+3,99%) e Cielo ON (-3,74%) figuraram entre os destaques de alta do índice.

Já o lado negativo do Ibovespa foi liderado por Fibria ON (-3,31%), seguida de Copel PNB (-1,78%) e Dasa ON (-1,76%).

Amanhã as bolsas de Nova York voltam a operar, depois de quatro dias sem atividades, incluindo o fim de semana. Os investidores esperam volatilidade na reabertura dos negócios, já que esta semana está carregada de balanços de empresas e de indicadores importantes, que vão culminar na sexta-feira com os dados do nível de emprego em outubro. Nesta terça-feira, o presidente Barack Obama declarou desastre de grandes proporções na cidade de Nova York e em Long Island, duas das regiões mais afetadas pela supertempestade Sandy. O número de mortos nos Estados Unidos subiu para 39, mas o total de vítimas fatais, em sua passagem pela América do Norte, já passa de 100.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.