PUBLICIDADE

Publicidade

Suíça avalia taxa de juro negativa para conter valorização do franco

A possibilidade de taxas de juro negativas para conter a valorização do franco suíço está em discussão, porém é improvável que ela seja eficaz para conter a demanda do investidor estrangeiro pela moeda, disse uma funcionária do governo da Suíça nesta terça-feira.

Foto do author Bianca Lima
Por Bianca Lima
Atualização:

A questão ainda é examinada por uma força-tarefa dos ministérios das Finanças e da Economia, bem como pelo Banco Central da Suíça, que seria responsável por implementar essas medidas. Há, porém, ceticismo sobre se elas ajudariam a desvalorizar o franco, disse a secretária de Estado para Comércio Exterior, Marie-Gabrielle Ineichen-Fleisch, em conferência hoje.

PUBLICIDADE

As taxas negativas, além de atrelar o franco ao euro, são algumas das medidas sendo examinadas para ajudar a aliviar as pressões sobre os exportadores e a economia por causa do franco valorizado.

O Banco Nacional da Suíça já cortou as taxas de juro para zero, inundou o mercado com liquidez e mais cedo neste mês estabeleceu um limite de 1,20 franco por euro, comprometendo-se a evitar a apreciação do franco para além desse patamar.

Ineichen-Fleisch elogiou as medidas tomadas pelo BC e disse esperar que o limite para a relação entre o euro e o franco leve à "estabilização, se não à normalização do franco". O governo continuará a apoiar os esforços do BC para manter o franco em uma cotação adequada, porém a funcionária admitiu que a influência do governo sobre a cotação da moeda é limitada.

"Porém estamos fazendo nosso melhor para melhorar a estrutura econômica suíça, como evidenciado pela medida para fortalecer o turismo e as exportações, e pelo pacote de ajuda de 870 milhões de francos suíços concluído pelo Parlamento este mês", disse ela. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

(Gabriel Bueno, da Agência Estado)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.