PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A tradução da economia

Bitcoin é uma bolha?

A valorização do Bitcoin só em 2017 já supera os 1.500%! Isso mesmo! Mil e quinhentos por cento de alta em menos de um ano! Não tem nenhum ativo no mercado financeiro que tenha subido tanto de preço neste período e tem muita gente entusiasmada com isso querendo aproveitar essa onda para ganhar dinheiro.

Por Canal Econoweek
Atualização:

Mas será que isso é uma bolha? No vídeo logo abaixo nós do Econoweek tentamos desvendar esse mistério.

PUBLICIDADE

O Bitcoin é uma criptomoeda, ou uma moeda virtual, mas diferente do seu cartão porque no seu cartão você tem uma correspondência em moeda de verdade e no Bitcoin não tem. Também não tem um banco central ou um governo por trás para regular e dar garantias.

O Bitcoin permite a transação financeira sem intermediários, mas verificadas por todo mundo que deixa a máquina ligada "mineirando" Bitcoin. Essas transações são gravadas em um banco de dados distribuído por toda essa galera, chamado de Blockchain.

Vale lembrar que tem algumas outras criptomoedas que funcionam de maneira parecida, mas a mais famosa é de fato o Bitcoin.

Agora, a pergunta que não quer calar: isso é uma bolha e vai estourar ou veio pra ficar?

Publicidade

A partir de um estudo de bolhas no mercado financeiro tradicional (link no vídeo acima), ao se observar padrões de valorizações de ativos daria para atribuir a probabilidade de subsequente rápida desvalorização, ou seja, de estouro de uma bolha. Se aplicar isso para o Bitcoin, chegaria a 80% de probabilidade de estouro de uma eventual bolha.

E você? Acha que o Bitcoin veio para ficar? Já comprou Bitcoin ou alguma outra moeda virtual? Quer comprar? Acha que isso é uma bolha?

Deixe o seu comentário e vamos trocar experiências, afinal o conhecimento é sempre uma saída!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.