“LCI tem vantagem em relação ao CDB”, explica diretor do Banco Inter

“LCI tem vantagem em relação ao CDB”, explica diretor do Banco Inter

Canal Econoweek

29 de abril de 2019 | 05h00

O Econoweek foi bater um papo com o Rafael Rodrigues, diretor de investimentos do Banco Inter, para esclarecer uma dúvida que muitos têm na hora de investir: o que vale mais a pena, CDB ou LCI?

Antes de tudo, é importante entender que o CDB é um título que os bancos emitem para captar recursos para o os próprios bancos. Você acaba “emprestando” dinheiro para o seu banco e ganha uma recompensa em juros neste investimento. Já as LCIs também são oferecidas pelos bancos, mas para uma finalidade mais específica: captar recursos para o setor imobiliário.

Mas essas não são as únicas diferenças. A incidência do imposto de renda ocorre apenas no CDB, enquanto nas LCIs há isenção de 100%.

Desta maneira, não basta comparar apenas as remunerações que vemos “na tela”. Devemos também calcular o desconto do imposto de renda para o período do investimento antes de fazer a comparação. Só aí é que será possível decidir qual é o melhor investimento.

Quanto às semelhanças, ambas as aplicações são cobertas pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Assim, caso você invista até R$ 250 mil, o seu investimento estará 100% protegido.

O Rafael já deu a dica que lá no Banco Inter, para investimentos de 180 dias, normalmente as LCIs levam uma vantagem adicional em relação ao CDB. Então, se você é cliente do Banco Inter, fica ligado.

Gostou das dicas? Conta pra gente aqui nos comentários, ou pode ir até o nosso canal do YouTube, ou mesmo no nosso Instagram. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Tendências: