Foto do(a) blog

A tradução da economia

O primeiro banco do mundo

Você é bancário ou já teve que pegar fila em algum banco? Então você tem que conferir a história do primeiro banco do mundo!

PUBLICIDADE

Por Canal Econoweek
Atualização:

No vídeo logo abaixo nós do Econoweek contamos a história do Banco di San Giorgio, em Gênova, o primeiro banco que já existiu.

PUBLICIDADE

Este banco nasceu justamente em Gênova, um importante entreposto comercial, onde navegantes paravam para trocar mercadorias dos mais distantes e remotos destinos do planeta.

E onde tem comércio, tem dinheiro! Mas não foi só esta a única razão para que ali surgisse um banco!

Gênova esteve em guerras com a quase vizinha Veneza. Então para enfrentar estes embates, a coroa, bem como outras pessoas importantes injetaram capital para a criação deste banco, para que, por sua vez, financiasse estas brigas.

Cristovão Colombo, genovês que descobriu a América também tinha conta lá, mas foi quando Napoleão invadiu a região e reprimiu a ação de bancos independentes que chegou ao fim o Banco di San Giorgio, que fechou suas portas em 1805.

Publicidade

E você? Tem conta em qual banco? Tem cartão de crédito? Conta se você está curtindo o seu banco ou não aqui nos comentários e se prepara porque a gente vai fazer um monte de vídeo de todo banco que você conhece!

Deixe o seu comentário e vamos trocar experiências, afinal o conhecimento é sempre uma saída!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.