PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

IR 2011: Mais de 8 milhões ainda precisam declarar

VEJA TAMBÉM Veja o calendário 2011 de restituições  Verifique se você já está na malha fina Universidades oferecem ajuda gratuita Declaração de imóvel lidera dúvidas Empréstimos antecipam a restituição Plástica pode ser deduzida Informe compra ou venda de veículo  

Foto do author Bianca Lima
Por Bianca Lima
Atualização:

Aproximadamente 8,5 milhões de contribuintes ainda precisam declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-calendário 2010, segundo dados da Receita Federal. Até as 15h45 desta terça-feira, cerca de 15,5 milhões haviam prestado contas ao governo, que estima receber 24 milhões de documentos. No mesmo período do ano passado, 15,6 milhões de pessoas haviam declarado.

PUBLICIDADE

O prazo teve início em 1º de março e termina nesta sexta-feira, 29 de abril, às 23h59. Para entrega em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, será respeitado o horário de fechamento das agências bancárias. O contribuinte que perder a data de envio estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 ou máxima de 20% do imposto devido.

A Receita alerta para o risco de se deixar o envio para os últimos dias, quando as pessoas podem encontrar dificuldades e lentidão devido ao grande número de acessos ao site.

Contribuinte já pode consultar malha fina

O contribuinte que entregou o IR 2011 já pode consultar se está ou não na malha fina. Basta fazer um código de acesso ao e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no site da Receita.

Publicidade

O serviço ajuda a corrigir possíveis pendências, o que contribui para liberar mais cedo a restituição ou então evitar que o contribuinte pague juros no caso de ter imposto devido. O prazo para a primeira cota ou cota única do IR vence neste dia 29, último dia de entrega do IR 2011.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.