As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

IR 2012: Resposta da especialista (19)

Bianca Pinto Lima

29 de março de 2012 | 17h13

NOVAS REGRAS, PRAZOS E DICAS
Baixe os programas do IR 2012

Confira o calendário de restituições

15 documentos para ter em mãos

Guia completo para enfrentar o Leão

Olá, confira abaixo as respostas de hoje da tributarista Elisabeth Lewandowski Libertuci para as dúvidas dos leitores do Estadão. A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 (ano-calendário 2011) teve início em 1º de março e se estenderá até 30 de abril.

As questões sobre o tema devem ser enviadas para o e-mail imposto.renda@grupoestado.com.br. Atenção, perguntas enviadas pelo campo de comentários do blog não serão consideradas. Boa declaração!

Tenho netos gêmeos que moram com a mãe. O pai deles (meu filho) paga pensão mensal e é isento de Imposto de Renda, pois é autônomo e não tira nem R$ 1 mil por mês. Eu pago mensalmente creche para os dois. Posso abater essas despesas no meu IR? Márcia

Resposta: Considerando que seu filho paga pensão determinada por decisão judicial ou homologada por juiz, e que a guarda de seus netos é da ex-mulher de seu filho, somente ela pode declará-los como dependentes.

Pago plano de saúde para meu filho de 23 anos que já declara Imposto de Renda. Posso incluir essa despesa na minha declaração ou devo discriminá-la na dele? Rinaldo C. Fracchia

Resposta: Se seu filho já apresenta declaração de Imposto de Renda ele não pode ser considerado seu dependente. Portanto, as despesas que você teve com o plano de saúde em função do filho devem ser deduzidas por ele, na declaração dele.

—————-

ATENÇÃO: PERGUNTAS POSTADAS NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NÃO SERÃO CONSIDERADAS. AS DÚVIDAS DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL imposto.renda@grupoestado.com.br.

—————-

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: