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Mudou ou fechou a sua conta do banco? Saiba como atualizar para receber a restituição

Bianca Pinto Lima

18 de agosto de 2010 | 09h10

O contribuinte que encerrou ou alterou a conta bancária informada para depósito da restituição do Imposto de Renda deve tomar algumas providências para ter acesso aos valores.

Caso a conta tenha sido encerrada, o declarante terá duas opções. Uma delas é aguardar a liberação da restituição, para só então informar os novos dados ao Banco do Brasil (pelos telefones 4004-0001 e 0800-7290722 ou em uma agência da instituição).

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A outra possibilidade é retificar a declaração alterando as informações bancárias. Neste caso, contudo, o pagamento da restituição poderá ser adiado, uma vez que será considerada como data de entrega o dia de envio da retificadora.

Este último procedimento também é indicado ao contribuinte que deseja simplesmente alterar a conta para receber o benefício.

Segundo a Receita, se o declarante já teve a restituição liberada, mas o valor não foi creditado na conta, ele deve contactar o Banco do Brasil e relatar o problema.

O órgão também alerta que a restituição não poderá ser depositada em conta de terceiros ou recebida em espécie.

As restituições do IR 2010, ano-referência 2009, foram divididas em sete lotes, que se estenderão até dezembro. Confira as datas abaixo:

– 1º lote: 15 de junho de 2010

– 2º lote: 15 de julho de 2010

– 3º lote: 16 de agosto de 2010

– 4º lote: 15 de setembro de 2010

– 5º lote: 15 de outubro de 2010

– 6º lote: 16 de novembro de 2010

– 7º lote: 15 de dezembro de 2010

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