As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Pensão alimentícia na mira

Bianca Pinto Lima

22 de fevereiro de 2010 | 10h15

A alteração mais relevante na declaração do Imposto de Renda de 2010 apontada por especialistas é a necessidade de detalhar o pagamento de pensão alimentícia, segundo matéria da repórter Roberta Scrivano.

“A partir deste ano, há um campo específico para alimentante (pessoa que recebe a pensão). Isso significa que o contribuinte terá de especificar quem é o seu beneficiário”, diz Flávio Porta, economista e tributarista do escritório Libertuci Advogados Associados, em entrevista à repórter de O Estado de S. Paulo.

A partir da próxima segunda-feira, 1º de março, a Receita Federal disponibilizará em sua página da internet os programas de preenchimento e de envio da declaração do IR 2010, referente ao ano-base 2009.

Além de receber as declarações pela internet, o Fisco aceitará as informações por disquete ou CD, que deve ser entregue nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Outra opção é adquirir e entregar o formulário de papel (ao custo de R$ 5) nos Correios.

Está com dúvidas sobre o IR? Envie sua pergunta pelo campo de comentários e confira a resposta nos próximos posts do blog.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.