PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

PF e Receita deflagram operação contra fraude na declaração do IR

Grupo de Salvador teria fraudado deduções no Imposto de Renda da Pessoa Física, em valor superior a R$ 2 mi; contribuintes podem responder a ações penais e pagar multa de 150% do valor fraudado

Por Agência Estado
Atualização:

Lorenna Rodrigues, da Agência Estado

PUBLICIDADE

BRASÍLIA - A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quinta-feira a "Operação Olhos de Lince", com o objetivo de combater fraude na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física praticada por um grupo de Salvador (BA).

O órgão identificou fraudes como aumento irregular de despesas passíveis de abatimento da base de cálculo do imposto e estima que mais de R$ 2 milhões podem ter sido indevidamente deduzidos.

Veja também:

Prazo para entrega do IR termina nesta quinta

Publicidade

Receita confirma datas das restituições; veja o calendário

Saiba todas as despesas que podem ser abatidas

Bebê com CPF pode ter declaração própria

Plano de saúde familiar pode ser dividido

Antecipar a restituição está mais caro

Publicidade

PUBLICIDADE

"Diante dos indícios da prática de crime contra a ordem tributária, respondem tanto o profissional responsável pelo preenchimento e transmissão das declarações, como os contribuintes que se valeram desse artifício fraudulento e todos poderão ter seus nomes encaminhados pela Receita Federal ao Ministério Público Federal para que respondam a ações penais", informou a Receita em nota.

Está sendo cumprido mandado de busca e apreensão em Salvador, com a participação de equipes da Receita Federal e da Polícia Federal. Os contribuintes poderão, após intimação, ser autuados e ter de pagar multa de 150% do valor irregularmente deduzido, além de sofrerem representação criminal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.