Bianca Pinto Lima
06 de março de 2014 | 19h01
A Receita Federal recebeu cerca de 278 mil declarações do Imposto de Renda 2014 até as 17 horas desta quinta-feira, o primeiro dia de entrega. O prazo termina em 30 de abril e o Fisco espera receber 27 milhões de documentos, 1 milhão a mais do que no ano passado.
O aplicativo m-IRPF, que permite a elaboração e o envio da declaração de 2014, ainda não foi liberado para smartphones e tablets da Apple, como estava previsto. No sistema iOS, está disponível apenas a versão de 2013. A Receita Federal afirmou que está monitorando a situação e que a responsabilidade por colocar o programa no ar é da empresa. Procurada pelo Estado, a Apple ainda não se pronunciou sobre o caso.
Por enquanto, apenas os dispositivos móveis com sistema Android, do Google, já tem o aplicativo à disposição.
A ampliação das funcionalidades do m-IRPF foi uma das maiores inovações deste ano. Em 2013, quando o programa teve início, apenas 7 mil dos 26 milhões de contribuintes usaram esse instrumento. Isso porque havia muitas restrições.
Agora, o aplicativo terá cerca de 90% das funcionalidades existentes no programa para desktop e o contribuinte ainda poderá importar os dados da declaração anterior.
(Com informações da Agência Estado)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.