As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Receita libera programa de envio do IR 2010

Bianca Pinto Lima

22 de fevereiro de 2010 | 12h42

A Receita Federal liberou no último sábado, 20, em seu site, o download do programa de transferência da declaração do Imposto de Renda 2010, referente ao ano-calendário de 2009. Trata-se da primeira vez que a Receita antecipa o acesso ao programa.

A liberação, no entanto, pouco impacta a vida do contribuinte, que deverá esperar até a próxima segunda-feira, 1º de março, para realizar a transmissão de dados ao órgão. Isto porque o programa gerador da declaração, necessário para que a entrega do imposto seja realizada, só estará disponível nesta data.

De acordo com a assessoria de imprensa da Receita, a antecipação do download tem como objetivo apenas facilitar a vida do contribuinte, que já poderá baixar o programa e deixá-lo no computador.

O órgão nega que a ação vise evitar uma sobrecarga em seu site na próxima segunda-feira. De acordo com a assessoria, a probabilidade de isto ocorrer seria bem maior nos últimos dias da entrega e não nos primeiros, uma vez que a maioria dos contribuintes deixa para realizar o procedimento quando já está próximo da data final do prazo, no dia 30 de abril. Leia a matéria completa aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.