Foto do(a) blog

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

Reformas no imóvel devem ser informadas na declaração de bens do Imposto de Renda

PUBLICIDADE

Foto do author Bianca Lima
Por Bianca Lima
Atualização:

É fundamental que o contribuinte atualize as informações referentes aos imóveis na sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Isso vale, sobretudo, para custo e data de eventuais benfeitorias, já que esse histórico servirá de base para a apuração de ganhos de capital em uma futura venda.

Atualmente, o lucro obtido na alienação é tributado pelo Fisco em 15%, mas o proprietário pode reduzir ou até mesmo anular o valor da cobrança se ficar atento aos benefícios fiscaisVeja abaixo como essas despesas com reformas devem ser informadas no IR 2014.

Deduções com dependentes podem não compensar a inclusão de seus rendimentos Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Como regra geral, se o imóvel foi adquirido após 1988, o custo das reformas deve ser somado ao valor do bem e informado no campo "discriminação", na ficha "Bens e Direitos".

Já se a aquisição foi anterior a 1988, deve-se criar um item próprio, utilizando o código 17. Mas atenção: em ambos os casos é necessário guardar todos os comprovantes de pagamento.

Há uma única situação em que o Fisco não considera as reformas como valorização imobiliária. Isso ocorre quando as despesas são custeadas por uma taxa extra, cobrada pelo condomínio. Nesse caso, a interpretação dependerá de como a reforma constou na ata de aprovação da obra.

Publicidade

Se os valores estiverem inclusos na taxa mensal de condomínio, mesmo que seja taxa extra, não constituirão valorização imobiliária, pois são despesas cobradas do ocupante do imóvel, seja ele proprietário ou locatário.

Já se forem usados os montantes do fundo de reserva - pagos exclusivamente pelo proprietário, sem cobranças ao locatário - será considerado acréscimo patrimonial e o custo deverá, então, ser somado ao valor do apartamento.

//www.youtube.com/embed/1A_6SHZnC_U

___

* O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) esclarecerá dúvidas sobre o Imposto de Renda durante o período de declaração, que vai até o dia 30 de abril. Se tiver perguntas sobre o IR e quiser sugerir assuntos a serem abordados, deixe o seu comentário aqui no blog. Diversos temas, relacionados a perguntas diferentes, serão explicados ao longo das próximas semanas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.