PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

Site da Receita Federal tem lentidão no primeiro dia do IR 2015

Fisco informa que houve excesso de tentativas de download do programa do Imposto de Renda 2015

Por Mariana Congo
Atualização:

O site da Receita Federal (receita.gov.br) apresentou lentidão na manhã desta segunda-feira, 2. Começou hoje o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2015. Segundo a Receita Federal, houve um excesso de tentativas de download do programa usado para a declaração, disponível no site deste 8h.

PUBLICIDADE

Nos anos anteriores, a Receita disponibilizava o programa para download alguns dias antes do início do prazo para prestação de contas com o Fisco. Desta vez, o download só foi aberto hoje - mesmo dia de início da declaração.

A assessoria de imprensa da Receita Federal informou que o problema de acesso ao site foi maior no início da manhã, mas que a situação já está normalizada. Apesar dessa informação, teste feito pela reportagem mostra que ainda há lentidão na hora de acessar o site da Receita. Contribuintes também relataram, via redes sociais, problemas para acessar a página baixar o programa.

Ir 2015. A temporada do Imposto de Renda da Pessoa Física 2015 (ano-calendário 2014) começar hoje e vai até 30 de abril. O Receita espera que 27,5 milhões de pessoas apresentem a declaração.

Declaração online. A principal novidade deste ano foi a criação da declaração online. Com ela, é possível salvar online os dados de preenchimento e depois acessá-los de qualquer plataforma para concluir o envio ao Fisco.

Publicidade

Essa modalidade, no entanto, só pode ser usada pelos contribuintes que têm certificação digital - uma espécie de assinatura eletrônica com validade jurídica. As versões mais simples custam em torno de R$ 150 e são válidas pelo período de um ano.

Saiba mais sobre o Imposto de Renda 2015

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.