Foto do(a) blog

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

Tabela do Imposto de Renda será corrigida para 2015

Medida Provisória com correção da tabela progressiva em 4,5% sai depois do dia 22; governo vai deixar de arrecadar pelo menos R$ 5,3 bilhões

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:
Prazo para entrega do IR 2015 termina no dia 30 de abril ( Foto: Free Images)

BRASÍLIA - O governo deve editar, depois do dia 22, uma Medida Provisória (MP) corrigindo a tabela progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 4,5%. As novas faixas entram em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.

PUBLICIDADE

O aumento já estava decidido desde o final de abril deste ano, quando a presidente Dilma Rousseff editou a MP 644, concedendo esse reajuste. Na época, a estimativa era que o governo deixaria de arrecadar R$ 5,3 bilhões ao ano em função do reajuste.

Mas, como a proposta não foi votada, ela perdeu a validade em setembro passado. Uma nova MP, de igual conteúdo, não poderia ser editada no mesmo ano legislativo. Assim, ela só será assinada depois do início do recesso parlamentar, no próximo dia 22.

Até há pouco, a intenção do governo era incluir a correção, sob a forma de emenda, na MP 656, que está em tramitação no Congresso e trata de desonerações tributárias. Essa "carona" driblaria o problema de não poder editar a mesma MP duas vezes num mesmo ano.

Porém, avaliou-se que havia o risco de o tema IRPF, altamente sensível a apelos populistas, atrapalhar a tramitação da 656. Por isso a opção por uma MP em separado. (Renata Veríssimo e Lu Aiko Otta).

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.