Ariane-5 leva 20 toneladas à ISS

O foguete europeu Ariane-5 bateu o recorde de tonelagem lançada ao espaço na sexta-feira, 23 de março de 2012, ao colocar em órbita mais de 20 toneladas de suprimentos destinados à Estação Espacial Internacional (ISS).

PUBLICIDADE

Por Ethevaldo Siqueira
Atualização:

Nunca nenhum foguete havia colocado em órbita 20 toneladas de cargas na história da astronáutica. O recorde foi batido na manhã de sexta-feira (23) pelo Ariane-5, maior e mais confiável foguete do mundo, que lançou ao espaço, da Base de Kourou, na Guiana Francesa, o terceiro veículo de carga de 20 toneladas, denominado ATV Edoardo Amaldi (Automatic Transfer Vehicle) de suprimentos destinados à Estação Espacial Internacional, a ISS (sigla, em inglês, de International Space Station).

PUBLICIDADE

Além de ter lançado a maioria dos satélites de telecomunicações atualmente em operação no mundo, a organização europeia Arianespace, responsável pelo desenvolvimento desse foguete lançador, passa agora a ter papel fundamental na manutenção da ISS, essencial para a manutenção dos astronautas em órbita. Esse lançamento foi o mais recente dos 47 já efetuados pelo foguete Ariane 5 desde a sua estreia em 2003. Nesse período, o foguete colocou em órbita 85 satélites, sem nenhuma falha, ao longo dos últimos 9 anos.

O foguete Ariane-5 tem diversas configurações. A mais potente, o Ariane 5 ES, foi utilizada nesse lançamento para enviar o cargueiro ATV, com suprimentos e equipamentos destinados à tripulação da Estação Espacial Internacional.

Cada lançamento desse cargueiro ATV homenageia uma personalidade do mundo da astronáutica. O Ariane 5 já havia lançado os cargueiros ATV-1 Jules Verne, em 2008, e o ATV-2 Johannes Kepler, em 2011.

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.