PUBLICIDADE

Começou a contagem regressiva do Atlantis

Tudo está preparado para o último lançamento de um ônibus espacial. Os únicos problemas talvez sejam as condições meterológicas da sexta-feira, dia 8.

Por Ethevaldo Siqueira
Atualização:

Começou nesta terça-feira (5 de julho) às 13:00 h, hora do Cabo Canaveral, (14 h, hora Brasília) a contagem regressive para o lançamento do último ônibus espacial, o Atlantis, mas a previsão do tempo para o dia do lançamento não parece muito favorável

PUBLICIDADE

Às 10h locais, na reunião informativa pré-contagem desta manhã, o diretor de Testes da NASA, Jeremy Graeber declarou que o Atlantis está pronto para voar e o gerente da carga útil do voo STS-135, Joe Delai, disse que todo o equipamento de bordo está em perfeitas condições para a partida. A única questão ainda pendente para a decolagem na sexta-feira é a chance de 60% de chuva e tempestades com raios do lado do mar, segundo os especialistas do setor meteorológico.

Depois de voar para o Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, ontem (4 de julho), os astronautas do voo STS-135 revisam as informações técnicas da missão. Na plataforma de lançamento 39A, os técnicos completam a checagem de todos os dados e a preparação final do sistema de propulsão principal.

Apesar da previsão de possível mau tempo na area, no fim de semana prolongado (do Indenpendency Day), não houve registro de nenhum problema com relâmpagos na plataforma de lançamento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.