PUBLICIDADE

Em 1968, um Natal na Lua

Há exatamente 42 anos, os primeiros seres humanos contornaram a Lua, na missão Apollo 8. Foi um momento de grande emoção para toda a humanidade.

Por Ethevaldo Siqueira
Atualização:

Lembro-me daqueles últimos dias de 1968, como se fosse hoje. Felizmente, terminava aquele ano com uma boa notícia: a Apollo 8 contornando a Lua em pleno Natal. Eu tinha pouco mais de um ano de trabalho no Estadão e iniciava a cobertura sistemática do Projeto Apollo. A conquista do espaço era um tema empolgante. Mas o ano de 1968 havia sido, até então, dos mais duros para todos nós, brasileiros que lutávamos contra a ditadura.

PUBLICIDADE

O dia 13 de dezembro seria um dos mais tristes para nossa geração. Os militares baixavam o ato institucional nº 5, censuravam a imprensa, fechavam o Congresso e cassavam mais de uma centena de mandatos. Era a ditadura explícita, em toda a sua dureza.

Desde o começo do ano, passeatas de protesto se repetiam no Rio e em São Paulo. A polícia prende 720 jovens que participavam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna (SP). A Universidade de São Paulo (USP) estava totalmente tomada pelos estudantes, em greve, durante mais de três meses, a partir de maio.

No mundo, coisas tão dramáticas quanto o assassinato de Martin Luther King em abril, em Memphis. Dois meses depois, o eliminado é Bobby Kennedy. A guerra do Vietnã alcançava seu auge. As manifestações contra o conflito se multiplicavam em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos. Os estudantes franceses tomam Paris e hasteiam a bandeira negra dos anarquistas no alto da Torre Eiffel. De maio a agosto, a capital francesa se transforma no retrato do caos.

Nossa alegria naquele final de ano era olhar para a Lua. A Apollo 8 era a primeira missão tripulada para a Lua. Entrou em órbita lunar no dia 24 de dezembro de 1968, na noite de Natal. Três astronautas - o comandante Frank Borman, e os pilotos Jim Lovell e William Anders - descreviam tudo pelo rádio, tiravam fotos e as enviavam para Terra. Eram as primeiras fotos da Terra vista da Lua.

Publicidade

Em 2008, nas comemorações dos 40 anos da Apollo 8, Borman relembrava: "Fomos advertidos de que em pleno Natal nós teríamos a maior audiência que a voz humana já  poderia ter tido. E as únicas instruções que recebemos da NASA foi fazer algo apropriado."

Uma das expressões cunhadas pela equipe da Apollo 8 foi o "nascer da Terra" - ou Earthrise - quando viam nosso planeta nascendo no horizonte da Lua, durante as 10 voltas que deram em nosso satélite natural. (Foto da NASA, de Frank Borman).

 Foto: Estadão

Um dos momentos emocionantes da missão foi o início da volta do módulo lunar, com seu próprio foguete. Quando o motor é acionado, os três comemoram. E Lovell diz ao seu interlocutor em Houston: "Roger, saiba por favor que Papai Noel existe." A viagem de volta foi tranquila e a nave pousou no Pacífico no dia 27 de dezembro.

Numa das transmissões de rádio, a tripulação lia versos bíblicos e terminavam com as seguintes palavras: "Boa noite, boa sorte, um Feliz Natal e que Deus os abençoe a todos e a cada um de vocês em nossa boa Terra".

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.