O iPad estará nas lojas da Apple dos Estados Unidos a partir do próximo sábado (3 de abril). Alguns analistas acham que o novo tablet/e-reader será um sucesso tão grande quanto tem sido até aqui o iPod, que já vendeu mais de 250 milhões de unidades em todo o mundo, desde o seu lançamento em 2002. Nas primeiras seis horas após a abertura da pré-venda (encomendas) foram vendidos 61 mil iPads.
É bem possível que as previsões sobre o sucesso incomum do iPad se confirmem, em grande parte por conta da abundância de aplicativos e de conteúdos. No dia do lançamento do iPad, esse novo aparelho já contava com 150 mil aplicativos - que são praticamente os mesmos do iPod e do iPhone. Em poucos meses, haverá outros 50 mil.
A estimativa dos especialistas é de que esse mercado de aplicativos venha atingir US$ 8 bilhões em 5 anos. E é bom lembrar que, nesse horizonte, alguns best-sellers, em especial de autores como Paulo Coelho ou JK Rowling (Joanne Katleen Rowling, aautora da série Harry Porter) possam alcançar tiragens eletrônicas de alguns milhões de exemplares. Sem consumir papel, sem destruir florestas, sem poluir o meio ambiente.