Rede social une corporações

Uma rede para pessoas físicas e empresas, com características originais e propósitos ambiciosos. Assim é a rede by-You, lançada pela Totvs.

PUBLICIDADE

Por Ethevaldo Siqueira
Atualização:

 

PUBLICIDADE

A empresa brasileira Totvs lançou nesta quinta-feira, 26, a by-You, primeira rede social corporativa que integra em um único ambiente tanto o perfil pessoal (rede de relacionamento) como o corporativo (rede de propósito). Ao anunciar a by-You, o presidente da Totvs, Laercio Cosentino, afirmou que a rede atende a uma nova geração de profissionais, que em dez anos estará dominando o ambiente corporativo.

Cosentino afirma que o by-You é a primeira rede social de propósitos corporativos e profissionais do mercado, em que os usuários, rigorosamente qualificados e autenticados por um sistema próprio de certificação, poderão interagir, colaborar, buscar e gerar negócios, compartilhando informações e conhecimentos.

A identificação do usuário é um ponto essencial da rede. Assim, a partir de uma única identificação e interface, o usuário pode acessar uma rede de relacionamento voltada a sua vida social e, com um simples toque, mudar seu perfil para uma rede de propósito, em que incorpora sua identidade corporativa. A rede by-You está integrada com as principais redes sociais abertas e públicas como o Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube.

Na opinião da Totvs, a vida pessoal e a vida empresarial têm muitas conexões. Assim, as empresas devem estar preparadas para uma geração de profissionais que não separa completamente suas vidas profissionais das pessoais, já que dispositivos como smartphones e tablets permitem que estejam conectados de forma crescente nas redes sociais a qualquer momento, em qualquer lugar.

Publicidade

Uma rede original

No perfil pessoal da rede de relacionamento by-You, as pessoas podem formar suas comunidades ligadas a temas culturais, esportivos e voluntariados. Também têm a liberdade para falar de suas vidas e experiências particulares, conversar sobre hobbies e tudo o que mais gostam de fazer em seu tempo livre. Nessa área, as pessoas buscam por imediatismo e informalidade e o moderador é a própria sociedade.

Além disso, essas empresas precisam marcar presença onde seus profissionais, clientes e parceiros já estão. Por isso, a Totvs desenvolveu uma mídia que permite que esses dois lados coexistam, sem que precise desconectar de um para se conectar ao outro.

 "O ponto fundamental hoje não é gerar mais informação, mas compartilhar o conhecimento já criado e marcar posição na sociedade do conhecimento", afirmou Cosentino. Ele lembrou que as empresas devem estar preparadas para uma geração de profissionais que não separa completamente suas vidas profissionais das pessoais, já que smartphones e tablets permitem que estejam conectados nas redes sociais a qualquer momento, em qualquer lugar.

O by-You chega ao mercado com mais de 12 mil usuários, entre funcionários da Totvs e profissionais cadastrados por seis clientes que, desde o início do ano, vem utilizando a ferramenta. A partir de agosto, uma segunda onda abrirá a rede para mais 100 clientes da companhia. Cosentino explicou que a rede social corporativa fica hospedada na nuvem da Totvs e será comercializada por licenciamento, a partir de janeiro de 2012. Os valores serão definidos de acordo com a infraestrutura a ser utilizada pelas empresas e por tipo de conexões, mas devem variar de R$ 5 a R$ 15 por usuário.

Publicidade

Funcionamento No perfil pessoal da rede de relacionamento by You, as pessoas podem formar suas comunidades ligadas a temas culturais, esportivos e voluntariados. Também têm a liberdade para falar de suas vidas e experiências particulares, conversar sobre hobbies e tudo o que mais gostam de fazer em seu tempo livre. Nessa área, as pessoas buscam por imediatismo e informalidade e o moderador é a própria sociedade.

Na área corporativa, chamada de rede de propósito, o objetivo é que as pessoas compartilhem seus conhecimentos e colaborem com ideias, falem sobre a sua área de atuação profissional e explorem suas competências.

Moderação

Como evitar abusos e formas inadequadas de utilização da rede by-You? A resposta é simples: quem modera todo este fluxo de informação é o próprio mundo corporativo, que exige disciplina, agilidade e formalidade.

A expectativa da Totvs é que esse novo ambiente venha a promover maior produtividade a partir da integração com aplicativos, sistemas de gestão (ERP), comunidades e marketplace, um espaço seguro para geração de negócios entre as corporações. Além disso, espera-se que a nova rede possibilite o desenvolvimento de lojas virtuais das empresas que estão no by-You.

Publicidade

A rede terá a certificação C-You, um dispositivo de segurança que controla o acesso sob medida no perfil corporativo, através de token, senha e certificação digital. Por meio de processos de homologação de agentes certificadores, o by You garante que cada indivíduo dentro da rede é o próprio indivíduo, não havendo espaço para perfis falsos, por exemplo. Além disso, o by You não possui patrocínio, a informação é dada pela relevância e não por qualquer tipo de interesse comercial ou publicidade.

A rede conta também com uma ferramenta de desenvolvimento que permite que novas funcionalidades e aplicativos sejam criados. Isso institui um campo de oportunidade para desenvolvedores, já que os aplicativos podem ser criados tanto para a interface pessoal como profissional, e ficarão à disposição para toda sua rede de contatos.

O by You terá ainda funcionalidades de Chat: onde é possível iniciar uma conversa, ler mensagem e colaborar em tempo real com outros usuários; E-mail: cria e envia e-mail para todos os contatos da rede; Web Meeting: permite realizações de vídeo conferências via rede; Estatísticas: gera relatórios de acesso, uso e acompanhamento da rede; e Arquivos: realiza upload, organiza e compartilha documentos com a equipe, um determinado grupo ou toda a empresa.

As interações podem ser realizadas por meio de busca: funcionalidade que interage com redes externas como o Google, Wikipédia e Youtube; celulares e tablet: conecta a rede a qualquer hora, em qualquer lugar; e aplicativos: permite o desenvolvimento e acesso a aplicativos pessoais e corporativos.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.